DPE inicia Semana de Execução penal abordando superencarceramento

18/10/2017

Com a palestra 'Reflexões sobre superencarceramento e os critérios de inclusão de presos no Sistema Penitenciário Federal', ministrada pelo corregedor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e defensor público do Maranhão, Paulo Rodrigues da Costa, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo Execução Penal (NEP) e da Escola Superior da instituição (Esdep), deu início à VI Semana Maranhense de Execução Penal.

A solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira (17), na Faculdade UNDB, foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior. Durante quatro dias, defensores públicos, juízes, desembargadores, advogados, psicólogos, acadêmicos do curso de Direito e demais representantes que compõem o sistema carcerário maranhense terão a oportunidade de debater diversos aspectos da Lei de Execução Penal.


Na oportunidade, o defensor-geral destacou a atuação aguerrida dos defensores do NEP e dos demais membros da carreira que atuam na área, tanto na capital como no interior. “Desde sua criação, o Núcleo de Execução Penal da Defensoria tem atuado regularmente em favor da vida e da dignidade da pessoa presa, não só no aspecto jurídico, mas também no social, no restabelecimento dos vínculos familiares, sobretudo com seus filhos, e diversas outras ações que dizem respeito aos direitos humanos”, ressaltou o gestor, acompanhado pelo subdefensor-geral Emanuel Pereira Accioly.


O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves falou sobre o caráter educador do evento. “Ações como esta são fundamentais para que a sociedade e os órgãos responsáveis possam repensar o sistema penitenciário brasileiro. Ou seja, devemos buscar a humanização do sistema nas unidades prisionais para que estas não sejam locais de violação de direitos, mas sim de respeito à vida e de garantia dos direitos humanos”, frisou.


O coordenador do Núcleo de Execução Penal Bruno Dixon Maciel falou sobre o apoio interinstitucional que tem fortalecido a atuação da Defensoria. “Importante destacar que uma das intenções do evento é suscitar no meio acadêmico esta matéria que, por vezes, fica restrita ao círculo do sistema de justiça. Gostaria, ainda, de agradecer a direção da UNDB que é uma grande parceria deste e de outros eventos promovidos pela Defensoria Pública”, concluiu.


A DPE possui uma atuação sistemática dentro dos presídios, analisando processos, atendendo internos e adotando as medidas cabíveis. Também desenvolve forças-tarefas e firma parcerias com foco na ressocialização, o que, dentre outros benefícios, colabora para garantir o cumprimento dos direitos previstos pela lei de execução penal e também para reduzir o nível de tensão nas unidades prisionais.


Programação: A VI Semana de Execução Penal se estenderá até o próximo dia 20, com a realização de palestras, debates, seminários, ações sociais, ciclo de apresentações, dentre outras atividades.


 Confira:


DIA 18/10 - QUARTA-FEIRA
Local: Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís


9h - Ação Social


Parceiros: Mary Kay, Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP)


17h30 - Palestra


Local: Auditório da UNDB


Tema: Audiência de Custódia


Palestrantes: Vinícius Goulart (Defensor Público Estadual do Maranhão) e Flávio Roberto Ribeiro Soares (Juiz Titular da Central de Inquéritos de São Luís/MA) e Tarcísio Bonfim (Promotor de Justiça e Presidente da AMPEM)


DIA 19/10 - QUINTA-FEIRA
Local: Auditório da UNDB


08h30 - Ciclo de Apresentações


Tema: Encarceramento Feminino


Participantes:


1-José Nijar Sauaia Neto (advogado e Professor da UNDB)


2-Susan Lucena (Secretária Adjunta de Estado da Mulher)


3-Julyana Patrício (Defensora Pública Estadual)


10h15 - Intervalo


10h30 - Palestra


Tema: Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Projeto “Oportunizar para Ressocializar”


Palestrantes: Davi Rafael Veras (Defensor Público Estadual do Maranhão) e Rosicléia Costa (Ouvidora da Defensoria Pública do Maranhão)


14h00 às 17h00 - Ciclo de Apresentações das Supervisões da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão


DIA 20/10 - SEXTA-FEIRA
Local: Auditório da UNDB


08h30 - Palestra


Tema: Panorama sobre o Sistema Penitenciário Maranhense


Palestrante: Murilo Andrade de Oliveira (Secretário de Estado de Administração Penitenciária)


10h15 - Intervalo


10h30 - Palestra


Tema: Execução Penal no entendimento dos Tribunais Superiores


Palestrante: Rafael Ramia Muneratti (Defensor Público do Estado de São Paulo, titular do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores em Brasília)


Debatedor: Rafael Moreira Lima Sauaia (advogado e professor da UNDB)


11h30 - Encerramento da VI Semana Maranhense de Execução Penal e Certificação 

Please reload

Destaque

Comunicado da Equatorial Maranhão sobre o fornecimento da energia elétrica na região do vendaval em São Luís

July 14, 2020

1/10
Please reload

Recentes

July 14, 2020

July 14, 2020

July 14, 2020

July 14, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados