DPE leva serviços de valorização da imagem pessoal a encarceradas na UPR Feminina

Dando continuidade à programação da VI Semana Maranhense de Execução Penal, a Defensoria Pública estadual (DPE/MA), por meio Núcleo de Execução Penal (NEP) e com apoio do Núcleo Psicossocial da DPE, promoveu na manhã desta quarta-feira (18) ação social com foco na autoestima da mulher encarcerada. Cerca de 40 reeducandas da UPR Feminina participaram de procedimentos de valorização pessoal e embelezamento.

Durante toda a manhã foram oferecidos serviços como limpeza de pele, esfoliação e maquiagem realizados por profissionais da Mary Kay. A ação foi acompanhada pela defensora pública titular do Núcleo de Execução Penal, Julyana Patrício. “Essas ações elevam a autoestima e resgatam a dignidade dessas pessoas privadas de liberdade que somente tem acesso, muitas vezes de forma precária, a itens básicos de higiene. Além disso, a presença de defensor público e assistentes sociais da DPE durante a ação permitiu que fossem sanadas inúmeras dúvidas jurídicas das internas”, ressaltou.

Para a custodiada J.B.T, essas atividades proporcionam alguns momentos de alegria durante o cumprimento das medidas judiciais. “Fazia muito tempo que eu não cuidava da minha pele, não me pintava. Saio daqui linda e com minha autoestima elevada. Espero que meu namorado goste quando vir me visitar”, brincou. Já V.S. disse que essa experiência ajudará na sua profissão. “Faço curso para ser cabeleireira e esse conhecimento sobre maquiagem pode ser útil quando finalmente sair daqui”, concluiu.

Os trabalhos foram acompanhados de perto pela coordenadora do Núcleo Psicossocial, a assistente social Silene Ferreira Gomes. “Este trabalho proporciona para as mulheres internas a elevação da autoestima, além de contribuir no caráter ressocializador das mesmas”, frisou, a gestora que esteve acompanhada da assistente social Nathalia Tinoco, uma das articuladoras do evento. Além das atividades de embelezamento, a DPE articulou junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) o cadastramento de mulheres apenadas naquela unidade.

Programação: A VI Semana de Execução Penal se estenderá até o próximo dia 20, com a realização de palestras, debates, seminários, ações sociais, ciclo de apresentações, dentre outras atividades.

Confira:

DIA 19/10 - QUINTA-FEIRA

Local: Auditório da UNDB

08h30 - Ciclo de Apresentações

Tema: Encarceramento Feminino

Participantes:

1-José Nijar Sauaia Neto (advogado e Professor da UNDB)

2-Susan Lucena (Secretária Adjunta de Estado da Mulher)

3-Julyana Patrício (Defensora Pública Estadual)

10h15 - Intervalo

10h30 - Palestra

Tema: Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Projeto “Oportunizar para Ressocializar”

Palestrantes: Davi Rafael Veras (Defensor Público Estadual do Maranhão) e Rosicléia Costa (Ouvidora da Defensoria Pública do Maranhão)

14h00 às 17h00 - Ciclo de Apresentações das Supervisões da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão

DIA 20/10 - SEXTA-FEIRA

Local: Auditório da UNDB

08h30 - Palestra

Tema: Panorama sobre o Sistema Penitenciário Maranhense

Palestrante: Murilo Andrade de Oliveira (Secretário de Estado de Administração Penitenciária)

10h15 - Intervalo

10h30 - Palestra

Tema: Execução Penal no entendimento dos Tribunais Superiores

Palestrante: Rafael Ramia Muneratti (Defensor Público do Estado de São Paulo, titular do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores em Brasília)

Debatedor: Rafael Moreira Lima Sauaia (advogado e professor da UNDB)

11h30 - Encerramento da VI Semana Maranhense de Execução Penal e Certificação

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+