II ENCONTRO DA COMISSÃO FÓRUM PERMANENTE LEI SECA COMEÇA EM SÃO LUÍS

31/10/2017

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) recebeu nesta segunda-feira (30), coordenadores da Operação Lei Seca de seis estados brasileiros para o II Encontro da Comissão Fórum Permanente Lei Seca. O evento acontece na segunda e terça-feira (31), no Auditório do Hotel Stop Way, em São Luís. O objetivo da reunião é estabelecer a padronização de procedimentos e de abordagens durante as operações de fiscalização em todo o País.

A diretora geral do Detran-MA e vice-presidente da Associação Nacional do Detrans (AND), Larissa Abdalla Britto, abriu o evento falando sobre a importância do encontro em nosso Estado. “A comissão da Lei Seca foi criada para promover debates acerca da padronização das ações. Os debates nos trazem trocas de experiências que contribuem para o fortalecimento da Lei Seca em todo o País, e, consequentemente, na diminuição de acidentes e mortes no trânsito,” destacou a diretora.

Participam do evento integrantes da Lei Seca do Maranhão, Alagoas, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e diretores do Detran-MA. Durante o encontro, os coordenadores apresentaram as ações educativas e fiscalizatórias realizadas em seus Estados e debatem propostas como a criação do Dia Nacional da Lei Seca, aspectos legais da Operação Filmada, utilização do Serviço de Inteligência nas Operações, entre outras.

O Tenente Coronel Magalhães, Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, apresentou os números da Lei Seca no Maranhão e falou sobre a intensificação das operações em todo o Estado. “Os números da Lei Seca têm aumentado a cada ano. Em 2016 foram realizadas 151 operações e, até o atual período, foram feitas 233 operações e quase 45 mil testes do bafômetro. A intenção do Batalhão de Trânsito e do Detran-MA é tirar condutores embriagados das ruas evitando acidentes e mortes no trânsito”, avaliou.

De acordo com o Tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação Lei Seca de Alagoas, a reunião está sendo muito produtiva. “A Lei Seca é levada a sério em nosso Estado. O que vem sendo discutido aqui será colocado em prática em todas as nossas ações”, destacou ele.

Comissão

A comissão foi instituída no último Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que aconteceu em julho de 2017, em Brasília. O Maranhão foi escolhido para sediar o segundo encontro por apresentar dados relevantes no combate à prática da direção e álcool. A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rose Farias, é a representante do Estado na Comissão. “O nosso trabalho de educação e fiscalização foi reconhecido como um dos melhores do País. Vamos continuar trabalhando para que os números de acidentes sejam cada vez menores”, avaliou.

No período da tarde, a comissão discutiu a aplicação do talonário eletrônico, colocando as experiências utilizadas em cada estado brasileiro e objetivando a padronização nacional. De acordo com a comissão, a recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é que o talonário seja aplicado em todo o país.

Outro destaque na pauta do encontro foi a padronização da infraestrutura a ser utilizada durante a barreira de fiscalização da Lei Seca e a discussão sobre as normas das abordagens dos educadores de trânsito nas blitzen, concomitante com o Batalhão Policial Militar Rodoviário (BPRV). “O objetivo é aplicar atitudes que não coloquem a vida dos educadores do transito em risco durante as ações de fiscalização”, ressaltou o Tenente Coronel Magalhães, da BPRV. 

Please reload

Destaque

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

May 20, 2020

1/10
Please reload

Recentes

May 21, 2020

May 21, 2020

May 20, 2020

May 20, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados