Detran promove Curso de Identificação Veicular para Vistoriadores


Detran promove Curso de Identificação Veicular para Vistoriadores. (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciou nesta terça-feira (21), o Curso de Identificação Veicular que vai capacitar 50 vistoriadores do Órgão. A abertura do curso ocorreu na sede do Batalhão da Polícia Rodoviária Militar (BPRV), em São Luís, e contou com a presença da Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla e do Coordenador Geral de Qualificação do Fator Humano do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Francisco Garonce.


A Diretora Geral Larissa Abdalla destacou que a capacitação tem como foco tornar a vistoria ainda mais eficaz. “O curso aprimora o serviço do Detran-MA, permitindo maior correção e qualidade na vistoria. O trabalho dos vistoriadores é um dos mais importantes na garantia de um trânsito sem irregularidades”, afirmou Larissa.


Francisco Garonce também ressaltou a importância da capacitação no combate à violência no trânsito. “Todos que trabalham com atividades relacionadas ao trânsito tem um papel importante na segurança viária. Na vistoria, o combate às irregularidades promove um trânsito mais seguro”, disse ele.

 Detran promove Curso de Identificação Veicular para Vistoriadores. (Foto: Divulgação)


O curso tem como objetivo especializar os vistoriadores na detecção de sinais de adulteração nos elementos de identificação dos veículos, que podem apontar diversas práticas criminosas como roubo e clonagem. O instrutor da capacitação é o 3º Sargento Éder Murussi Leite, da Polícia Militar do Tocantins. Para ele, o combate às fraudes depende de uma análise criteriosa: “Esta é uma área em constante evolução, assim como o crime evolui, temos que evoluir nas técnicas para detectar as fraudes”.


Nesta edição do curso, serão formadas duas turmas. A capacitação tem conteúdo teórico, dado em sala de aula, e prático, que será passado aos alunos no pátio de vistoria do Detran-MA e no pátio de veículos da Vip Leilões, em São Luís, onde será possível verificar os elementos de identificação veicular: vidros, motor, etiquetas e placas.

O Comandante do BPRV, Ten-Cel. Augusto Magalhães, afirmou que a aplicação dos conhecimentos em identificação veicular tem colaborado com o aumento nas apreensões de veículos com restrição de furto e roubo. “Policiais e agentes de trânsito fizeram esse mesmo curso e depois da capacitação registramos um aumento na identificação de irregularidades. É inquestionável que o combate ao crime também resulta do trabalho especializado”, diz o Comandante.


Estão participando do curso vistoriadores da capital e de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O vistoriador da 11ª Ciretran de Açailândia, Sílvio Mário, vai aproveitar o curso para tirar dúvidas. “No interior do Maranhão, é muito comum nos depararmos com veículos apresentando chassi raspado ou corroído, adulterações grosseiras. Identificar as fraudes faz parte do nosso dia a dia”, revela o vistoriador.


Além do curso para vistoriadores, o Detran-MA tem capacitado profissionais ligados ao trânsito em outras áreas. Na última semana, foram concluídas duas turmas do Curso de Qualidade no Atendimento e três turmas do Curso de Formação de Agentes de Trânsito, todas no interior do Estado.

Detran promove Curso de Identificação Veicular para Vistoriadores. (Foto: Divulgação)



Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados