CARMEN DE BIZET NOS 20 ANOS DO “ÓPERA PARA TODOS”

Um dos mais inovadores e revolucionários projetos de alfabetização infantil está completando 20 anos de existência. Trata-se do projeto Ópera para Todos, concebido pela educadora Ceres Murad e que tem a ópera como porta de entrada para a aprendizagem da leitura e escrita, potencializando o pleno e rico desenvolvimento das crianças.

Fruto de um ousado trabalho de pesquisa de Ceres, que utiliza a ópera e seus diversos elementos artísticos, tais como música, poesia, teatro e drama – essa metodologia amplia a compreensão dos educandos, abrindo um universo de maiores possibilidades cognitivas, e também emocionais, motoras, sociais e pessoais. Inicialmente aplicado com muito sucesso junto aos alunos do Dom Bosco, o projeto estendeu-se depois a algumas escolas públicas da capital maranhense, graças ao patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Por todos esses méritos pedagógicos, o Projeto Ópera para Todos é merecidamente detentor da comenda federal “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação”. E esse ano, na vigésima edição do projeto, a ópera encenada será Carmen, de Georges Bizet. Nesse sábado (25.11) às 19H acontece a apresentação com alunos do Dom Bosco no Ginásio Luiz Pinho Rodrigues no Renascença às 19. Depois, dia 02.12, o espetáculo sera aberto ao público na Praça Maria Aragão; quando Carmen será encenada pelos alunos das escolas municipais Maria Alice Coutinho, Professor Luiz Pinho Rodrigues e José Sarney juntamente com o elenco do Dom Bosco. Um espetáculo grandioso, com cenografia temática assinada pelo arquiteto Roosevelt Murad e direção geral de Ceres Murad.

FOTO – DANIELLE VIEIRA: A premiada educadora Ceres Murad, entre o Presidente da Cemar Augusto Dantas e o Diretor José Jorge Soares. A empresa é patrocinadora do projeto que usa a ópera na alfabetização de qualidade de alunos de escolas municipais.

Destaque
Recentes