A METODOLOGIA ATIVA, MODERNA E ARREBATADORA DO MAD SCIENCE NOS 60 ANOS DO DOM BOSCO

05/06/2018

MÚSICA, ARTES PLÁSTICAS E CIÊNCIAS ESTIMULAM O APRENDIZADO

 

A sede do Colégio Dom Bosco amanheceu em festa na última sexta – feira(25.06) data em que a escola comemorou seis décadas dedicadas à arte de educar. E no aniversário da escola, quem ganhou presente foram os alunos de todas as séries, que foram surpreendidos com uma programação didática especial.

 

Como as artes estão sempre presentes na proposta pedagógica da escola, elas não poderiam faltar nessa data especial. Nas entradas, pais e alunos foram recebidos com músicas de diferentes estilos e ritmos, com DJ´s , trio de jazz e show da cantora Fabrícia, que como sempre, levantou a galera com sua animação. A música é sim um instrumento de educação, quem duvida? Estimula a sensibilidade, aguça a criatividade e melhora a coordenação motora entre outras habilidades.

 

Mas e na hora de aprender conceitos como Física, o que fazer para tornar a aula atraente e prender a atenção das crianças cada vez mais tecnológicas e dispersas? Um bom exemplo disso foi a aula show ministrada para as turmas do Fundamental  do Dom Bosco pelo grupo de origem canadense MadScience(SP), que mostrou na prática e de forma muito lúdica, como aprender ciências pode ser divertido e interessante. Durante quase duas horas de “aula show” as crianças mal piscavam os olhos, atentas à tudo, aprendendo conceitos importantes de espaço, peso e outras noções de física à partir de experiências práticas e muita diversão.

 

E enquanto isso, as turmas do infantil fizeram aulas de artes sob o comando do artista plástico maranhense Ewerton. Eles modelaram e criaram objetos com a luxuosa orientação de um artista de verdade, alguém que respira e vive de arte. É a famosa interação escola – mercado, que pode e deve começar desde cedo.

 

Engana-se quem pensa que estudar é estar restrito à lousa e aos livros, nas metodologias ativas adotadas pelo Dom Bosco o processo de ensino aprendizagem é rico, estimula os alunos às novas descobertas e faz do aprendiz o próprio autor e construtor de seu conhecimento. O professor e os materiais didáticos, claro, são aliados fundamentais e necessários nesse processo, mas é o protagonismo do aluno o principal fator, e aprender é trocar, descobrir, descontruir e inovar.  Em suma, a lição que o Dom Bosco deixa nesse super aniversário, é de que é possível e necessário que a escola se reinvente sempre; que o professor utilize com propriedade e planejamento novas metodologias ativas e que os alunos sejam tomados por prazer, por curiosidade e engajamento no ato de aprender.

 

 

FOTOS – ADRIANA VIEIRA:

 

 

Please reload

Destaque

Nova Operação Pandemia chega ao município de Rosário e região da Baixada

July 3, 2020

1/10
Please reload

Recentes

July 3, 2020

July 3, 2020

July 2, 2020

July 2, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados