LANÇAMENTO DO LIVRO “O CONTADOR DE ESTÓRIAS” DE JOSÉ JORGE LEITE SOARES

Noite de Autógrafos será na sede da AMEI nessa quinta – fera (18.10)


O engenheiro José Jorge Leite Soares lança nessa quinta – feira (18.10) o seu mais novo livro de crônicas “O Contador de Estórias”, com noite de autógrafos das 19H às 21H, na livraria AMEI no São Luís Shopping.


A obra brinda o leitor com um total de 39 deliciosos textos, que são frutos da memória e da perspicácia do autor, que encontra no cotidiano cases e causos que ganham vida no papel, e são divertidamente narradas pelo escritor que sabe como poucos, dar sentido às letras e torna r imortais as memórias mais comuns dos mais diferentes personagens.


Natural de Pinheiro (MA) Zé Jorge, como o autor é mais conhecido, é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ex- deputado estadual; ex- Cônsul honorário da França em São Luís o engenheiro de formação é escritor por pura paixão, e divide muito bem seu tempo exercendo os papéis de Diretor de Assuntos Institucionais da Cemar e o de contador de estórias, ambos com a mesma dedicação e maestria.


Em 2006, por ocasião do sesquicentenário de Pinheiro, Zé Jorge organizou e publicou duas obras desconhecidas sobre sua cidade natal: O Livro das Coisas de Antanho (de Josias Peixoto) e o Livro dos Quadros da Vida (de Jerônimo de Viveiros). E de sua autoria publicou também Lugar das Águas e Curacanga. Além do prazer, Zé Jorge escreve para imortalizar lembranças, divertir e emocionar pessoas:


“Costumo dizer que escrever é a arte de reunir palavras. Mais que isso, é a habilidade de juntar letras para formarem palavras. E essas causam emoção e propiciam o prazer da leitura. As histórias precisam ser contadas e repassadas, pois elas detêm uma força poderosa. É através delas que os mais velhos repassam os ensinamentos às novas gerações e os povos transmitem seus costumes, perpetuando suas memórias”, explica o autor.


A cidade de Pinheiro e seus muitos personagens, os maranhenses em geral, brasileiros e outros povos que passaram pela vida do autor com certeza estão retratados e imortalizados em “O Contador de “Estórias”. Uma obra leve, divertida mas que prende e seduz o leitor até a última página, e ensina da filosofia do bem viver e a arte de valorizar amigos e conhecidos, pessoas do povo e povos daqui e de além- mar, por onde passa o escritor. E viver para ele é observar para narrar!


Como bem o descreve a amiga e educadora Ceres Murad, Zé Jorge tem um estilo próprio que mescla literatura e humor, na dose certa:


“O humor é uma filosofia de vida. O humor de quem encontra, com argúcia, a graça no cotidiano. Pintando m cores fortes seus personagens, tirados da vida real, ele ressalta, de forma sutil, traços que só ele percebe à primeira vista, imprimindo-os de tal modo em nossa memória que nos vemos a recontar suas estórias e causos hilariantes”, resumiu Ceres sobre o autor e sua obra.


No prefácio do novo livro, assinado pelo desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, que é também escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, a obra de Zé Jorge é novamente elogiada sem contenção:


“Leia, leitor! Queime-se – meu caro- no fogo de um autêntico cronista maranhense!”, recomenda Ney Bello sobre esse livro que sai do prelo com esse compromisso amplo – divertir, eternizar memórias e por que não, fazer refletir.

FOTO – DIVULGAÇÃO: O livro de crônicas “O Contador de Estórias” de José Jorge Leite Soares que será lançado nessa quinta – feira (18.10) na livraria AMEI às 19h.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados