MAIS SEGURANÇA NO LAR DE PESSOAS IDOSAS

14/11/2018

Saiba como Adaptar o Lar e Evitar acidentes fatais na terceira idade em casa

 

Engana-se quem pensa que o perigo está nas ruas, às vezes pode estar dentro de casa mesmo, em especial quando se trata de crianças e idosos, dois públicos que são as maiores vítimas dos acidentes domésticos, muitos dos quais fatais nessas faixas etárias.

 

Para as crianças, os cuidados básicos são evitar que brinquem em cozinhas e perto do fogo e tomadas. Proteger os pequenos de escadas e janelas também são atitudes básicas mas que salvam vidas literalmente.

Já entre os idosos, até atividades mais simples como andar pela casa, ir ao banheiro ou levantar da cama podem causar graves quedas e como a força dos ossos já não é mais a mesma, uma fratura pode ser fatal em pessoas de mais idade.     

Portanto, adaptar o lar é preciso, e com a adoção de algumas medidas e a instalações de equipamentos de segurança em locais como banheiros, quartos e salas, muitos problemas podem ser evitados e a qualidade de vida preservada na chamada melhor idade.

Segundo os arquitetos do Grupo Potiguar, evitar escadas e rebaixar a altura de itens como armários, bancadas e gavetas facilita, a vida dos idosos no seu dia a dia. Para evitar escorregões, uma boa medida é trocar pisos lisos por modelos antiderrapantes; principalmente nos banheiros, onde o risco de queda é maior, por causa da água e do sabão dentro do box; mas não apenas dentro dele e sim em todo o ambiente. Outros locais como lavanderia e cozinha, onde há uso de água com mais frequência, também pedem pisos antiderrapantes.

 

Outra dica valiosa é investir na instalação / fixação de barras de segurança, que são encontradas em vários tamanhos e em diversos materiais, do plástico ao inox, e que devem seu usadas nos banheiros (tanto ao lado do vaso sanitário quanto no boxe) , nas portas de entrada, ao lado da cama. Em suma, nos locais onde os idosos se locomovem com frequência  e possam contar com um apoio extra.  

 

Os especialistas lembram ainda que é importante não descuidar da iluminação da casa. A dica é instalar interruptores próximos da cama, das portas e sofás. Assim, fica mais fácil para um idoso quando ele precisar levantar no meio da noite, por exemplo, para ir ao banheiro. Usar um abajur de cabeceira próximo à cama também facilita nessas situações. E quem puder, pode investir ainda na instalação de sensores de movimento no caminho entre o quarto e o banheiro e entre o quarto e a cozinha, por exemplo.

 

Em São Luís e Imperatriz, muitos desses itens podem ser encontrados nas lojas Potiguar; e o melhor, com grandes descontos até o dia 20 de novembro durante o Festival de Banheiro & Cozinha. Quem aproveitou essa promoção para trocar o vaso sanitário do banheiro por outro mais alto e próprio para idosos foi a professora aposentada Maria Fernandes, de 78 anos. Ela sofre de artrose nos joelhos e anda com bastante dificuldade.

 

“Era um sofrimento grande ter que me abaixar cada vez ia usar o sanitário. Agora com o novo assento mais alto, não preciso dobrar as pernas, basta sentar direto. Também instalei barras de apoio ao lado do vaso, e assim minha locomoção ficou mais segura e não sinto mais dor na hora de usar o vaso”, disse a idosa, que contou com a ajuda de um vendedor da Potiguar na hora de escolher o modelo do vaso e a altura ideal do mesmo.

FOTOS – DIVULGAÇÃO:

 

 

Please reload

Destaque

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

May 20, 2020

1/10
Please reload

Recentes

May 21, 2020

May 21, 2020

May 20, 2020

May 20, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados