PROJETO “HSLZ ITINERANTE” LEVA ATENDIMENTOS DE CONSULTAS E EXAMES PREVENTIVOS A SERVIDORES DA SEDUC

Modelo de atendimento descentralizado e mais ágil agradou servidores estaduais


A vida atual é corrida e sempre falta tempo para tudo, inclusive para realizar check up´s e consultas de saúde para manter a qualidade de vida em alta. O resultado é que as pessoas estão cada vez mais adoecendo de forma silenciosa, sem sintomas e sem saber que estão perdendo seu bem mais preciso, a saúde!


Aqueles que trabalham e não cuidam da prevenção, estão entre os que mais desenvolvem as chamadas “doenças silenciosas”, entre as quais as mais perigosas são a diabetes e a hipertensão (pressão alta) ou mesmo desenvolvem sérias doenças causadas pelo stress que vão desde a obesidade até a depressão e a síndrome do pânico.


Para tentar ajudar o seu público – os servidores estaduais – a terem mais saúde e fazerem de forma mais regular as consultas anuais preventivas, o HSLZ (Hospital dos Servidores) lançou um projeto que já é sucesso em sua primeira semana de realização: O HSLZ Itinerante.


Trata-se de levar uma ampla equipe multidisciplinar do hospital até a sede das autarquias estaduais, para que o servidores possam ter a oportunidade de realizar exames e consultas, dentro do horário da sua jornada laboral, e sem filas ou longas esperas. Rapidez e facilidade de atendimento, além de diagnósticos que podem salvar vidas!


O projeto já foi realizado com sucesso na sede da Polícia Militar e essa semana, até essa sexta- feira (25.01), o projeto está voltado para o atendimento de servidores da Secretaria Estadual de Educação. Todos os serviços estão concentrados na sede da escola C.E. Dr. João Portela Bacelar, localizada à Rua do Cema, na Vila Palmeira, das 08 às 17H.


Estão sendo oferecidos diversos serviços. Ao chegar, o servidor é encaminhado a um enfermeiro, que faz controles e o levantamento de fatores de risco. Após a avaliação detalhada destes riscos, a pessoa é então encaminhada para o atendimento médico. O clínico geral em consulta detalhada, pode encaminhar o paciente para a avaliação cardiológica e nutricional. Nestes locais também são feitos Eletrocardiogramas e coleta de exames de laboratório, para que se feche os diagnósticos com toda a segurança.


Segundo a diretora de enfermagem do HSLZ, Beatriz Rosa esse projeto tem sido um sucesso em prevenção, evitado que pacientes desenvolvam doenças mais sérias ou mesmo detectado pessoas em risco:


“Recebemos em torno de 80 % dos pacientes que se internam no HSLZ por alguma doença, mas que são diabéticos ou hipertensos, ou até os dois. Essas patologias muitas das vezes são a causa da doença principal, e até em alguns casos, piora o estado geral dos pacientes, prolongando sua internação e deixando sequelas limitantes e incapacitantes. E muitos destes pacientes passaram anos com estas doenças silenciosas, correndo riscos de sofrerem danos cardiovasculares, e sem saber. Uma consulta anual preventiva poderia evitar esses casos e salvar vidas. Mas é também cultural que as pessoas procurem médicos somente quando estão finalmente doentes e sentindo dores ou outros sintomas. No mês passado, fizemos aproximadamente 1300 consultas e foram detectados vários casos de hipertensão e de diabetes, inclusive três casos de emergências hipertensivas, entre pessoas que estavam trabalhando normalmente, sem terem ciência que tinham hipertensão e foram encaminhados diretamente para o Pronto Socorro do HSLZ para serem estabilizados”, revela Beatriz.


FOTOS – DIVULGAÇÃO:

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados