DPE e Vale definem parceria para promoção e garantia de direitos a passageiros de trem

26/07/2019

Uma reunião realizada na quinta-feira, dia 25, marcou o início de uma nova parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a multinacional Vale. Entre as ações discutidas, a proposta é levar os serviços da Defensoria para o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Desde 2017, o trem de passageiros conta com o Carro Vagão Social, adaptado para a realização de eventos dentro do trem de passageiros, destinado a atividades como palestras, oficinas, atendimentos de saúde e apresentações culturais, entre outros. Com a nova parceria entre a instituição e a multinacional, a DPE/MA vai desenvolver o projeto “Defensoria nos Trilhos”, que  disponibilizará atendimento com defensor público e equipe no trecho de São Luís até Açailândia e de Açailândia a São Luís.

Participaram da reunião o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o subdefensor-geral Gabriel Furtado, a gerente de Relações Governamentais Maranhão, Vanessa Tavares, e o advogado Willgner Martins.

De acordo com o defensor-geral Alberto Bastos, o vagão é um importante espaço para atuação da Defensoria. “O vagão já alcançou milhares de pessoas com ações em outras áreas. E agora, com a presença da Defensoria, iremos garantir acesso à Justiça aos passageiros durante a viagem. Além disso, também há a possibilidade de realizarmos palestras de educação em direitos e divulgar os serviços e atuações da instituição por meio do sistema de televisão do trem”, destacou, informando que o cronograma de atividades do “Defensoria nos Trilhos” está sendo fechado e em breve será divulgado.
   
O trem de passageiros liga São Luís a Parauapebas e atende as populações de 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e quatro no Pará. São transportadas cerca de 1.300 pessoas.

Para Vanessa Tavares, essa parceria com a DPE/MA oportunizará a diversificação dos serviços oferecidos durante a viagem. "Unir a iniciativa privada e o poder público em mais uma ação em benefício das comunidades que utilizam o trem de passageiros, é uma iniciativa relevante. Nos sentimos honrados com a parceria da Defensoria Pública do Estado”, assinalou. 

Além da ação “Defensoria nos Trilhos”, também foram discutidas outras parcerias envolvendo projetos da DPE/MA nas áreas de defesa dos direitos da pessoa idosa e de crianças e adolescentes, bem como a realização de palestras destinadas a trabalhadores da mineradora sobre a sensibilização da violência contra a mulher.

Please reload

Destaque

Rafael Suzuki ministra palestra sobre segurança no trânsito

December 10, 2019

1/10
Please reload

Recentes

December 10, 2019

December 10, 2019

December 10, 2019

December 10, 2019

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados