Defensoria adota o uso de videoconferência em reuniões do Conselho Superior



A Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) lançou mais uma melhoria para a instituição no último dia 9: a realização de reuniões do Conselho Superior por videoconferência. O uso da ferramenta possibilitou a participação de um conselheiro lotado em Imperatriz na 181ª Reunião Extraordinária do Conselho sem a necessidade de deslocamento do mesmo para a sede da instituição, em São Luís.

Com a utilização da videoconferência, o conselheiro Reynaldo Mendes de Carvalho Filho, do Núcleo Regional de Imperatriz, pôde participar normalmente das discussões das pautas, apresentando questionamentos e proposições aos demais membros do colegiado, sem interferências no som ou na imagem.

Avanço

De acordo com o defensor público-geral da DPE/MA, Werther de Moraes Lima Junior, a videoconferência foi mais uma das soluções encontradas junto à Supervisão de Informação para a otimização dos processos na instituição. Dentre as vantagens dessa nova ferramenta, o gestor citou a diminuição nos custos com o deslocamento dos conselheiros até a capital.

“Além disso, tínhamos uma preocupação no sentido de permitir que qualquer defensor pudesse participar efetivamente do Conselho. Na composição anterior, para participar todos os membros deveriam estar na capital ou a Defensoria teria que arcar com os custos de deslocamento, o que não implicava apenas em despesas, mas também no atendimento à população, pois o defensor precisaria se ausentar por 3 dias: um para vir à capital, outro para participar da sessão e outro para retornar”, destacou o defensor-geral.

Ainda de acordo com o gestor, a primeira reunião por videoconferência foi muito bem avaliada pelos membros Conselho. “Achávamos que poderíamos enfrentar algum problema pontual, mas a primeira experiência fluiu tranquilamente. Houve uma queda de energia durante a sessão, mas, rapidamente, o sinal foi reconectado. Isso mostra que a ferramenta veio para ficar e que é importante fazer uso dela sistematicamente”, destacou.

Segundo Ricardo Corrêa Lemos, supervisor de Informática da DPE/MA, também não foi necessário nenhum investimento na aquisição de sistemas para a transmissão de imagem e som, pois as ferramentas utilizadas são gratuitas.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados