MASCOTE POTIBOY GERA RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DE ESCOLA DA APAE SÃO LUÍS

Grupo Potiguar entregou doação após sucesso da campanha de vendas do boneco Potiboy


Segundo pesquisas do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 45.606.048 pessoas com deficiência, o que equivale a cerca de 23,9% da população do País; incluindo deficiência visual, motora, auditiva e mental. E infelizmente, há uma grande escassez de escolas e instituições com expertise na educação e inclusão de portadores de necessidades especiais no país, principalmente de forma gratuita.


Nesse cenário, merece destaque o trabalho sério da APAE São Luís / Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que existe há 48 anos e é uma organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla, garantindo direitos básicos às pessoas com deficiência. A entidade, atualmente presidida de forma voluntária pelo empresário Vanderlan Rolim, integra a rede nacional de APAEs.


Com sede na R. Três, S/N no bairro da Cohab Anil, a APAE São Luís atualmente atende atualmente 253 alunos nos turnos matutinos e vespertinos. Além da oferta de educação gratuita de qualidade e refeições aos alunos, a entidade realiza o teste do pezinho – exame que que deve ser feito aos 5 dias de vida e que serve para detectar diversos tipos de anomalia. Além de educação e saúde, a APAE São Luís atua na área da assistência social, com fornecimento de cadeiras de rodas e próteses auditivas, e oferta de terapia e fisioterapia para pessoas em recuperação física e motora. A entidade também estimula a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência.


“Todo o nosso trabalho de voluntário é voltado para a missão de acolher, estimular, desenvolver, capacitar e integrar as pessoas com as mais diversas formas de deficiência, para que possam ser cidadãos respeitados na sociedade e com vidas plenas”, explica o Presidente Vanderlam Rolim.


Mas conseguir realizar todo esse trabalhos os voluntários e gestores da APAE São Luis precisam driblar as dificuldades financeiras que são imensas, e inclusive impedem a entidade de atender a um número ainda maior de alunos.


Para quem está mais acostumado à dura rotina de fazer contas para economizar e cortar despesas, quando uma verba literalmente cai do céu, é motivo de muita alegria e gratidão para toda a Diretoria. A exemplo do que aconteceu essa semana, quando os gestores e Presidente da APAE São Luís foram convidados pelo Grupo Potiguar para receber o cheque de doação no valor de dez mil reais, que foi entregue na sede da empresa.


O recurso foi fruto da campanha realizada pela Potiguar, que destinou parte da renda da venda do boneco Potiboy, que é símbolo e mascote da empresa. Após três meses de campanha, e o engajamento direto de muitos clientes que abraçaram essa causa, o recurso foi arrecadado e a doação entregue na sede da empresa na última terça – feira (07.05).


Reconhecido do grande público por estrelar as propagandas da empresa, o mascote Potiboy era sempre muito requisitado do público, em especial pelas crianças, que pediam um boneco da personagem. Assim surgiu a ideia de confeccionar um boneco, cuja renda poderia ser destinada a uma causa social. O sucesso da campanha foi grande, e além de arrecadar dinheiro para ajudar a quem precisa, demonstrou a empatia e a força da marca Potiguar na comunidade. A empresa criada em 1980 pelo empresário Manoel Vieira Brasil atualmente possui cinco lojas, sendo quatro em São Luís e uma em Imperatriz, e um Centro de Distribuição. Maior home center do Estado e uma das mais destacadas empresas de seu ramo nacionalmente, o Grupo Potiguar integra o Grupo ConstruBrasil.


Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, ressaltou que desde jovem conhecia o destacado papel social da APAE São Luís, que antes era capitaneada pelo já falecido Prof. Expedito e sua esposa Antoninha.


“Quando criamos a campanha do Potiboy e precisamos escolher uma entidade para ser beneficiada, nada mais justo que apoiar essa instituição que tanto precisa, e muito faz pelos deficientes. Ficamos felizes em poder ajudar”, disse o empresário que aposta em uma gestão focada na sustentabilidade e que tem como prática constante a responsabilidade social empresarial.


Camila Brasil, da Diretoria da Potiguar e que coordenou a ação, fez questão de agradecer a todos os clientes que se engajaram comprando o boneco Potiboy. “Juntos, empresa e clientes, formamos uma corrente de solidariedade importante para apoiar a APAE São Luís. A entidade realiza um trabalho sério, pautado pela ética, assim como o Grupo Potiguar”, disse Camila Brasil.


O dinheiro já tem destino definido e muito estratégico. Vai ser usado para custear parte das obras de ampliação da escola Eney Santana conforme anunciou o Presidente:


“Precisamos realizar essa ampliação para conseguirmos atender mais 100 a 150 crianças; já que a demanda da comunidade é enorme. E precisamos muito desse tipo de apoio do empresariado maranhense. O Grupo Potiguar, com essa doação, deu o ponta pé inicial nesse projeto e agora fazemos um chamamento a todos os empresários da cidade, para seguirem exemplo da Potiguar para também apoiar a APAE São Luís com qualquer quantia ou doação”, declarou Valderlam Rolim.


FOTOS – DANIELLE VIEIRA:

Destaque
Recentes