PROJETO SOCIAL QUE FOMENTA ESPORTE, LAZER E CIDADANIA NO JARACATY VAI GANHAR SEDE REFORMADA

Previsão de conclusão das obras é no final desse mês de julho


Há dez anos um projeto social vem transformando a vida de milhares de crianças e jovens através do esporte, na faixa etária de 4 a 18 anos, no bairro do Jaracaty. É o Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável da Vila Jaracaty, em cuja sede são ofertadas diversas atividades esportivas como judô e tênis de mesa; além de aulas de informática e acesso à brinquedoteca, que beneficiam também toda a comunidade e não apenas os atletas. Cerca de 300 jovens são beneficiados atualmente, e há seis anos o projeto conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo.


As ações do Fórum Jaracaty já mudaram centenas de vidas; pois através do esporte, o projeto contribui para evitar que os jovens da comunidade se envolvam com drogas ou marginalidade, e se mantenham na escola, pois uma das exigências para integrar as atividades é estar regularmente matriculado e cumprindo o ano letivo escolar. Além de formar futuros atletas de judô e tênis de mesa, o projeto garante ainda oportunidades de capacitação profissional para as famílias dos jovens contemplados.


As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, na sede do projeto localizado no bairro Jaracaty. E a boa notícia é que à partir de agosto, o projeto terá uma sede completamente reformada e ampliada, oferendo mais conforto e novas possibilidades para a comunidade atendida.


Essa reforma, que está sendo feita pelo Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, contempla a construção de uma quadra poliesportiva; a troca de piso das áreas de judô e tênis de mesa; ampliação da brinquedoteca que ganhará climatização e construção de um banheiro; e novidades como a climatização da sala médica e a construção de um auditório para 40 pessoas.


O engenheiro Marcelo Lamar, responsável pela obra, lembra que a reforma prevê também a climatização e ampliação da sala de informática; troca de telhas de todo o telhado e proteção térmica; revitalização da fachada; reforma dos vestiários masculino e feminino e implantação de mini – horta comunitária. Segundo ele, com as novas instalações concluídas, as ações do projeto só tendem a crescer ainda mais, e até a diversificarem.


As obras realizadas pela Kamaha Engenharia, que também é apoiadora do projeto, estão em fase avançada de execução e devem ser entregues até o final desse mês de julho. Essa semana o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, esteve visitando pessoalmente as obras e ficou satisfeito com os resultados. Ele estava acompanhando de Carlos Hubert, Ger. de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia Cemar e sua assessora, Jeane Pires.


O Secretário Rogério Cafeteira ressaltou a importância do projeto para minimizar a situação de exclusão social e econômica existente na comunidade, utilizando o esporte como ferramenta principal e construir um espaço de convivência e desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental para todos da comunidade.


“Essa obra assim que finalizada vai melhorar a qualidade das ações nesse projeto, que já é considerado pelo Governo como uma referência de sucesso. E deve servir de modelo para multiplicar essa bem sucedida fórmula de resgate social, usando o esporte para garantir cidadania, além de lazer e aprendizagem profissional. Estão de parabéns os administradores do Fórum Jaracaty, assim como a Cemar, que é uma grande parceira do Governo do Maranhão na realização de projetos transformadores como esse via Lei de Incentivo”, enfatizou o Secretário.


Para Carlos Hubert, do Grupo Equatorial Energia Cemar, esse projeto é vitorioso, e deve servir de modelo para outras comunidades:


“A conclusão dessas obras do Fórum Jaracaty vêm coroar a realização de um sonho, nosso como empresa apoiadora e principalmente da comunidade, que merece as novas instalações e toda a inserção social que o projeto oferece. O Fórum Jaracaty é um projeto exemplar, e essa evolução é mais que merecida”, declarou Hubert.


A diretora executiva do Fórum de Desenvolvimento da Vila Jaracaty, Márcia Assunção, resume a enorme relevância do projeto, na promoção de iniciativas pela melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens da área: “Esse é um projeto de imenso significado social e que garante também cidadania, esporte e lazer”, enfatizou ela.


FOTOS – DANIELLE VIEIRA:

Destaque
Recentes