Defensoria Pública realiza encerramento do projeto “Superando Barreiras em Defesa da Criança e do Ad

A Defensoria Pública encerra, nesta terça-feira (11), as atividades do projeto “Superando Barreiras em Defesa da Criança e do Adolescente com Deficiência”, concebido com o intuito disponibilizar um atendimento multiprofissional e completo a crianças e adolescentes com deficiência e a seus familiares. Durante o ano de 2018, foram 1.692 acolhimentos de demandas, entre atendimentos a assistidos e familiares, realização de palestras, roda de diálogo, reuniões, dentre outros.

Marcando o encerramento das atividades, será realizada a palestra “Os desafios e estratégias profissionais no atendimento das crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares”, ministrada pelo psiquiatra infantil João Arnaud, visando gerar reflexão sobre a atuação profissional que cada participante e parceiro envolvido com o público alvo em questão.

O “Superando Barreiras” foi concebido a partir do convênio celebrado entre a DPE/MA e o Município, por meio da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) e do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA/SL), com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Luís (FMDCA-SL).

O projeto fortalece as ações que já são realizadas pela Defensoria voltadas a crianças e adolescentes com deficiência em casos de violação de direitos e na orientação de muitos familiares que desconhecem informações sobre como acessar a Justiça, contribuindo para ampliar o alcance dos serviços da instituição.

“Durante o período de execução do projeto, atuamos aguerridamente para a redução dos impactos da discriminação e da fragilidade emocional de crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares, frente à situação de exclusão social histórica, por meio do empoderamento do segmento na sociedade e, quando necessário, por vias judiciais”, destacou a coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Livia Carvalho.

Assessoria de Comunicação

Destaque
Recentes