Documentário do projeto Novos Caminhos será apresentado ao público

Acontece nesta segunda-feira, dia 4 de junho, o lançamento do documentário “Quais caminhos levam à Justiça?”, do projeto Novos Caminhos, fruto de parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Defensoria Pública da União. O lançamento será realizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado na Praia Grande, em São Luís, a partir das 15h.


O documentário é formado por cinco vídeos que abordam os seguintes eixos: conceito de acesso à justiça, a perspectiva plural do acesso à justiça e a historicidade do conceito, as consequências da falta de acesso à justiça e a percepção do fenômeno por diferentes sujeitos, acesso à justiça e políticas públicas e desafios do acesso à justiça.


O filme tem como objetivo contribuir para construção de uma cultura de protagonismo social que amplie as possibilidades de efetivação do acesso à justiça, por via da educação em direitos humanos e do uso das tecnologias da informação.


O roteiro é de autoria do defensor público estadual Jean Carlos Nunes Pereira e do defensor público-chefe da Defensoria Pública da União (DPU) em São Luís, Yuri Michael Pereira Costa. Já a voz que conduz a narrativa do documentário é do artista maranhense Zeca Baleiro.


Além do documentário, será apresentada durante o lançamento uma disciplina para alunos de ensino médio, preparada pela equipe do Novos Caminhos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A disciplina será aplicada em todas as escolas de tempo integral do Maranhão.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+