Posto Avançado do Detran-MA em Paço do Lumiar faz ação de saúde em apoio ao Novembro Azul


Com o objetivo de alertar servidores e usuários sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de Próstata, o Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em Paço do Lumiar, iniciou nesta quinta-feira (29) uma ação de saúde em apoio a campanha Novembro Azul. A ação segue até esta sexta-feira (30).

Em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento do Lira e o Instituto Superior Franciscano (IESF), estão sendo oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. A ação contemplou neste primeiro dia, mais de 60 homens de todas as idades.


Nesta sexta-feira serão oferecidos os mesmos serviços e os usuários poderão também assistir a uma palestra sobre a prevenção da doença, que é a segunda mais comum entre os homens de todo o País.


De acordo com a chefe do Posto Avançado, Tatyanne Learte, é importante realizar ações de conscientização voltadas para a saúde que contemple além dos servidores os usuários. “Realizamos esta ação como apoio à Campanha que é realizada em todo o País, para alertar o nosso público masculino sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vamos fazer dessas atividades de saúde, algo constante aqui no Posto”, disse Tatyanne.


O administrador de empresas, Carlos Soares, usuário dos serviços do Detran-MA, elogiou a iniciativa do Órgão em disponibilizar esses serviços para o alerta à saúde do homem. “É muito bom chegarmos em determinado local para resolver demandas do dia a dia, e nos depararmos com esse tipo de atividade que nos oferece a oportunidade de dar uma checada. Isso é muito bom. Parabéns pelo trabalho de conscientização”, disse o administrador.


O Movimento

O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália em 2003 e se espalhou por todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico do câncer de próstata tem aumentado a cada ano.

Destaque
Recentes