Dicas de segurança e economia de energia nas férias escolares

Fique atento às dicas da Cemar.

É tempo da criançada se divertir com os amigos e a família agora que as férias chegaram. Muitas famílias programam viagens, outras aproveitam para descansar, recebem familiares e acabam ficando mais tempo em casa. E, para que a diversão seja mais completa, fique atento às dicas que a Cemar traz para você aproveitar as férias com economia e com segurança também:


· Durante as férias, as crianças acabam ficando muito tempo “ligados” nos games e computadores. Então não se esqueça de retirá-los da tomada quando não estiverem usando;


· Criança gosta da magia que é voar, não é à toa que empinar pipa é tão divertido. Mas, cuidado! As pipas devem ser empinadas longe da rede de energia elétrica! De preferência nas praias e em locais abertos bem afastados da rede elétrica. Jamais se deve usar fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa na rede, jamais tentar resgatá-la, pois pode ocasionar um grave acidente. Só este ano já foram 986 ocorrências na rede elétrica provocadas por pipa engatada nos fios de energia. E isto além de deixar muita gente sem energia pode provocar situações graves de choque elétrico

  • Ao sair para viagens longas, somente desligar os aparelhos eletroeletrônicos não é suficiente para evitar acidentes. Por isso, desconecte da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo e boa viagem!

  • Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, isto pode ocasionar uma sobrecarga e levar a um curto circuito;

  • Criançada corre, pula, brinca e fica com sede. E para evitar que elas abram e fechem a geladeira a todo instante, coloque uma garrafa com água gelada em cima da mesa. A geladeira corresponde a 30% do consumo da residência.

  • Nessas férias a molecada não vai querer dormir cedo, mas pode pegar no sono com a televisão ligada. Fique atento para que isso não aconteça. Use a opção “programar horário de desligamento”. A mesma coisa pode ser feita com o ar condicionado.

  • Não deixe lâmpadas ligadas no período em que estiver ausente.

Estas medidas simples podem proporcionar um período de férias sem sustos ou prejuízos com a energia elétrica. E lembre-se: muitas dicas podem ser aproveitadas para o ano todo.


Assessoria de Imprensa da Cemar

Destaque
Recentes