Lago da Pedra: Prática voltada à resolução extrajudicial de conflito concorre ao Prêmio Innovare

01/08/2018

De acordo com as estatísticas do Conselho Nacional de Justiça, 109 milhões de processos tramitaram na Justiça no ano de 2016. A taxa de congestionamento — percentual de processos em tramitação sem decisão — é de cerca de 73. Na contramão desse cenário, muitos cidadãos têm conseguido acesso a direitos básicos em Lago da Pedra por meio do Centro de Resolução Extrajudicial de Conflitos (Crec).

 

O projeto de autoria dos defensores públicos estaduais Alex Pacheco Magalhães e Rafael Caetano Santos é uma das iniciativas que concorre ao Prêmio Innovare 2018. O Prêmio, a mais importante premiação da Justiça brasileira, tem como objetivo identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras na busca de uma prestação jurisdicional célere e de qualidade.

 

Em funcionamento desde fevereiro de 2017, o Crec tem alcançado resultados significativos. Em 98% dos casos apresentados não se fez necessária a judicialização.

 

Desjudicialização - O Crec trata-se de um canal de diálogo para a resolução extrajudicial de conflitos em face do Município de Lago da Pedra, formalizado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado e o referido ente público.

 

O Crec foi idealizado a partir da grande demanda de moradores da cidade para garantir o acesso a direitos básicos. Identificou-se a necessidade de criação de um mecanismo eficiente de solução de conflitos, que evitasse a proliferação de demandas judiciais.

Mas não é só isso. Além do acolhimento de demandas coletivas e individuais, o projeto também envolve a contribuição desse ente público em casos que há a necessidade de prestação de serviços de assistência técnica para vistorias, perícias, fornecimento e documentos e informações.

 

Além de promover o acesso de pessoas hipervulneráveis a direitos básicos e serviços essenciais, o projeto possibilita ainda que a Defensoria Pública exerça um maior controle e fiscalização sobre os atos da administração pública municipal.

 

Demandas - A área que mais tem apresentado demandas é a da saúde. Por meio do projeto, assistidos já tiveram acesso a agendamento de consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e fornecimento de medicamentos de forma célere. Ainda nesta seara, três demandas graves de saúde foram solucionadas em menos de uma semana.

 

A prática já possibilitou também a revogação de remoção ilegal de professor concursado, a solução de demandas de iluminação pública, de vigilância sanitária, de passagem de águas e de passagem forçada, entre muitas outras.

 

Um dos casos atendidos no Crec refere-se a 10 famílias que tiveram obstruída a passagem de água. Segundo Aricelio Firme Sousa, um dos beneficiados, a condução do caso para a conciliação foi fundamental para garantir uma solução rápida. “Graças ao Crec, está tudo resolvido e teve até fiscalização do Município no terreno. Por causa do acordo, não estamos mais sendo prejudicados”, lembrou.


Assessoria de Comunicação

Please reload

Destaque

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

May 20, 2020

1/10
Please reload

Recentes

May 21, 2020

May 21, 2020

May 20, 2020

May 20, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados