EDUCADORA MARANHENSE CONQUISTA DOUTORADO NA PUC (SP)

14/05/2019

Tese sobre metodologias ativas propões ensino diferenciado de História

 

 

A conceituada universidade PUC / Pontífica Universidade Católica de São Paulo acaba de conceder o título de Doutora em Psicologia da Educação à educadora maranhense Elizabeth Rodrigues; que foi aprovada com louvor essa semana, pela defesa da tese  “Sala de aula invertida integrada à aprendizagem por pares: metodologias ativas comparadas à classe tradicional no ensino de História”, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Regina Maluf.

 

A pesquisa de Elizabeth Rodrigues investigou a repercussão da metodologia ativa sala de aula invertida (flipped classroom), criada pelos professores norte-americanos Bergmann e Sams, integrada à outra metodologia ativa, a aprendizagem por pares (peer instruction), desenvolvida pelo professor de Harvard, Eric Mazur. Nessa tese, Elizabeth comparou aulas em classe invertida às aulas em classe tradicional, no ensino de História, junto a duas turmas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, nas quais ela funcionou também como professora.

 

Como resultado, o estudo mostra que a inversão no modelo de sala de aula associada à aprendizagem por pares, comparada à sala tradicional, reúne condições mais favoráveis para desencadear atitudes de autonomia, protagonismo e incremento significativo no fator motivacional dos alunos no curso do próprio processo de aprendizagem.

 

Em tempos de forte disrupção e ante a necessidade de novos modelos educacionais mais eficientes; eis que a tese da Diretora do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues vem dar uma grande contribuição no processo educacional brasileiro. E mais, ela demonstrou, na prática, o quanto valoriza o conceito de lifelong education, ou seja, a educação contínua ao longo da vida.

 

E por falar em processo educacional, a nova Doutora Elizabeth Rodrigues emocionou a todos da banca examinadora, amigos e familiares presentes à defesa da tese, quando dedicou todo o seu trabalho, assim como sua paixão pela educação, àquela que é seu maior e melhor modelo de educadora vanguardista, de  mulher e de profissional; que é sua mãe e fundadora do Grupo Dom Bosco Maria Izabel Pereira Rodrigues:

 

“Ela é a maior inspiração da minha vida. Não só minha, mas também de inúmeras gerações em nosso Estado. Seu nome será sempre lembrado quando, no Maranhão, alguém se reportar à causa da educação”, ressaltou Elizabeth Rodrigues ao falar da educadora e conselheira fundadora do primeiro Conselho de Educação do Maranhão.   

 

FOTOS – DIVULGAÇÃO:

 

 

Please reload

Destaque

100% de desconto na tarifa de energia para famílias de baixa renda

May 20, 2020

1/10
Please reload

Recentes

May 21, 2020

May 21, 2020

May 20, 2020

May 20, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados