Obras de requalificação da Rua Grande avançam e terá rede elétrica subterrânea

Diretores da Cemar integram comitiva de vistoria das obras de requalificação do Centro de São Luís.


Na manhã desta terça-feira (25), a Cemar junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Governo Federal e Prefeitura de São Luís, realizaram a vistoria técnica na obra de requalificação urbanística da Rua Grande, Praças Panteon e Deodoro e Alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, que foram iniciadas em outubro de 2017 e estão inseridos nas ações do PAC Cidades Históricas. Na vistoria, a equipe verificou o andamento dos serviços de drenagem, a colocação do novo calçamento, a instalação da nova de rede de iluminação Pública, além da instalação da fiação subterrânea e dos dutos para a passagem de fibra ótica.


Na ocasião estiveram presentes a comitiva oficial do Governo Federal, com a presença do Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun; a Presidente Nacional do IPHAN, Kátia Bogéa; o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e os Diretores da Cemar, Sérgio Melo e José Jorge Soares.


Com a sinalização do início da obra de requalificação da Rua Grande, no final de 2017, foi firmado um acordo entre a Cemar e o IPHAN atribuindo à concessionária a elaboração do projeto executivo da rede de distribuição subterrânea, tendo como base o projeto básico fornecido pela Cemar em meados de 2014 (utilizado para subsidiar o processo de licitação da obra). Desde então, o projeto executivo vem sendo executado, considerando a infraestrutura existente encontrada durante o processo de escavações na Rua grande.


Para a elaboração do projeto, a Companhia está observando as características de cada cliente presente em toda extensão da Rua Grande, de modo que os equipamentos e infraestrutura sejam dimensionados considerando a atual situação de cada um, bem como o provável aumento do consumo de energia elétrica a partir de projeções de mercado. Estas informações garantirão a continuação do fornecimento de energia elétrica com alta qualidade aos clientes, reduzindo, também, a probabilidade de futuras intervenções na rede. Além disso, o projeto visa as melhores soluções possíveis de restabelecimento do sistema em caso de curto-circuito, proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica subterrânea, garantido o fornecimento de energia com o mínimo de interrupções possível.


O diretor de Operações Técnicas e Comerciais da Cemar, Sérgio Mello, explica que, a Companhia é responsável pelo projeto elétrico e acompanhamento e fiscalização dos serviços relacionados a parte elétrica.

Na Rua Grande toda a fiação será subterrânea e serão colocados novos medidores que permitirão que os consumidores sejam telemedidos, possibilitando um melhor acompanhamento da evolução do consumo de cada consumidor.


“Entendemos esse momento da realização das obras de requalificação da Rua Grande, como um marco para São Luís e para as milhares de pessoas que transitam em um dos principais centros de comércio do Maranhão. Nosso papel vai além da parte técnica e de segurança. Nossa missão é garantir uma energia elétrica com qualidade para fomentar o desenvolvimento do Maranhão, trabalhando e investindo continuamente para ser uma empresa cada vez melhor para os maranhenses”, destaca Sérgio.


O PAC Cidades Históricas é voltado à recuperação de áreas protegidas pelo Iphan e está presente em 44 cidades de 20 estados. O programa busca recuperar e revitalizar cidades históricas, além de promover o patrimônio cultural. As áreas de São Luís incluídas no projeto, são protegidas por tombamento Estadual e Federal, além de serem reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial, essas áreas vão ganhar novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social.


Assessoria de Imprensa da Cemar



Foto/Divulgação:

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados