Grupo Mateus investe em seus colaboradores e forma novos gestores

“A ULMA é a oportunidade de valorizar nossos colaboradores”, diz coordenadora do programa.


Ter a oportunidade crescer dentro da empresa que trabalha é o desejo de muita gente. Além do crescimento profissional, é a chance de dar um salto na carreira e também, aumentar a renda. Proporcionar qualificação aos seus colaboradores já é uma prioridade de muitas empresas, afinal, aproveitar talentos internos é uma excelente forma de valorizar seus profissionais.


Para se ter ideia, segundo o Panorama do Treinamento do Brasil divulgado este ano, a média de investimento por colaborador aumentou 21% em relação ao mesmo período de 2018, o que significa uma maior preocupação com o rendimento dos colaboradores. Outro dado apontado pelo Panorama foi o crescimento de 47% na média de empresas brasileiras com universidade corporativa, em relação ao ano anterior.


Atento ao potencial de seus profissionais, o Grupo Mateus, em franca expansão no Maranhão, Pará e Piauí, é um grande exemplo de valorização profissional. O Grupo criou, em 2011, a Universidade de Líderes do Grupo Mateus – ULMA, responsável pela formação dos novos gestores. “É através de um programa de expansão bem alinhado que conseguimos a cada ano expandir o nosso grupo, o que só é possível com a colaboração de cada profissional. Por isso, a ULMA foi criada para que o nosso colaborador tenha a oportunidade de crescer junto com a empresa e assim ele cresce tanto profissional quanto pessoalmente, superando suas dificuldades e encontrando soluções”, explica a gerente de RH e desenvolvedora da universidade, Railma Lima.


Superação que o colaborador Edinaldo Belfort conhece muito bem. Tímido, pouco comunicativo e envergonhado o colaborador encontrou na universidade a oportunidade de se transformar em um grande líder. “Antes de entrar na ULMA eu não conseguia falar em público, tinha muita vergonha e não sabia liderar. Hoje sou uma pessoa mais comunicativa, consigo explica os assuntos necessários para outros colaboradores, gerir minha equipe e incentivar meus companheiros de trabalho”, conta o gerente de açougue do Grupo Mateus. Para sua esposa, a mudança não foi só no trabalho. “Desde quando começou o programa ele passou a conversar mais com a família, dividir os problemas e expor sua opinião. Ele se tornou um homem muito melhor”, declara Flaviane Belfort.


Outro exemplo de determinação é o jovem Vanderley Oliveira. Natural da cidade de Balsas, o jovem de 22 anos iniciou sua história no Grupo Mateus como auxiliar de estacionamento e hoje é exemplo de liderança. “Sempre sonhei em gerir uma equipe e quando conheci na ULMA logo me inscrevi. Na primeira vez eu não passei, mas na segunda tive bons resultados e vim para São Luís através da universidade e hoje eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ser um profissional melhor”, reconhece o jovem.


Formatura

Com 5 mil gestores já certificados, a ULMA formou na última semana em Imperatriz 24 novos gerentes, habilitados em liderança, feedback, gestão do tempo e produtividade, comunicação e oratória. Em São Luís, a cerimônia de formatura dos novos gestores aconteceu nesta segunda-feira (27). Acompanhados de seus familiares, os formandos contaram a experiência transformadora que viveram com a universidade. Segundo a coordenadora da universidade, Valéria Siqueira, formar novos seus gestores para os desafios da loja e da vida é um grande orgulho. “Temos muito orgulho de fazer parte desse time. A cada novo dia nossos colaboradores se mostram mais preparados e prontos para assumirem cargos de liderança. Este ano, ainda vamos formar mais 412 novos gestores”, revela.


Investimento

Para manter a universidade de líderes, o Grupo Mateus destina todos os anos em torno de R$ 1 milhão. De acordo com Railma Lima, o investimento faz toda a diferença. “Não é à toa que o Grupo Mateus é reconhecido como uma empresa que investe no crescimento profissional de seus funcionários. Depois que nossos colaboradores começaram a participar do programa, o crescimento e expansão do Grupo mais que duplicou, o que é um sinal de que vale a pena investir em pessoas”, ressalta.


Valorização

Formar colaboradores conscientes, comprometidos e apaixonados pelo que fazem é um dos grandes pontos da ULMA. “Buscar no colaborador que passou por cargos da base o desejo de crescer profissionalmente e oportunizar a ele essa experiência é valorizar nossos colaboradores e a creditar no seu potencial”, pontua Valéria.


Os interessados em participar devem ter tempo mínimo de 4 meses de empresa e se candidatar ao cargo de gerência referente à área que pretende atuar. “Entendemos que investir na capacitação, desenvolvimento e treinamento dos nossos colaboradores é investir no sucesso da empresa. O treinamento constante nos leva a uma das nossas missões que é reconhecer os nossos talentos e atender as nossas estratégias de crescimento”, finaliza a coordenadora.


FOTOS:

Destaque
Recentes