Saiba como manter a alimentação saudável das crianças durante as férias

Nutricionista ensina receita nutritiva, saborosa e refrescante.


As férias quebram a rotina das famílias e, consequentemente, das crianças. Se não é fácil controlar a alimentação delas em dias comuns, imagine no período de férias. Com a flexibilidade dos horários, a alimentação dos pequenos também sofre alterações e o desafio de pais e mães é manter os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


Segundo a nutricionista do Grupo Mateus, Caroline Veras, mesmo em dias de muita agitação dos pequenos, dá para combinar um cardápio saudável e divertido que agrade a criançada e reponha as energias gastas nas brincadeiras. “O principal é tentar manter uma rotina alimentar, tendo sempre frutas e legumes à disposição. Procure não mudar muito os horários das refeições”, aconselha.


Para manter a rotina alimentar, frutas e legumes são bem-vindos e podem ser encontrados em muitos supermercados na promoção. “ Hoje, encontramos excelentes frutas com preços bem acessíveis, sem falar nos legumes e hortaliças frescos”, destaca.


Durante as férias as crianças também têm um pouco mais de liberdade para escolher o que consomem. Por isso a especialista orienta que as guloseimas não devem ser oferecidas todos os dias. "São calorias vazias, só engordam e não trarão nenhum nutriente ao organismo da criança. Nem por isso significa que vamos abolir, mas a oferta tem que ser esporádica".


Mesmo sendo uma prática constante, manter bons hábitos alimentares não significa excluir tudo o que é gostoso; o bom senso é o melhor caminho. “As crianças são mais resistentes quando o assunto são legumes e verduras, mas há como introduzir esses alimentos aos poucos durante a alimentação. Uma dica que pode ajudar o interesse da criança pelas refeições é fazer com que participe do preparo da comida”, aconselha.


Agora que já sabemos como garantir uma alimentação saudável mesmo nas férias, que tal uma receita para preparar em família?


Confira:

Frozen de morango

Ingredientes

1 xícara (chá) de morangos

Meia xícara (chá) de suco de laranja (ou tangerina)

1 pote de Iogurte Integral


Modo de preparo

Coloque os morangos em um saco plástico e leve ao freezer até que estejam congelados. Em seguida coloque-os em um liquidificador e bata com o suco de laranja e o Iogurte. Pronto, o Frozen de morango está pronto!

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