UNIÃO COLETIVA PARA SALVAR VIDAS NA IV CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO GRUPO MERCÚRIO

ENTIDADES SE ENGAJAM PARA AMPLIAR RESULTADOS


A sede do CFAP / Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, localizado na BR – 135, foi palco de uma grande ação de cidadania coletiva. O local que concentra as atividades de formação dos alunos que serão os futuros policiais militares do Maranhão, saiu de sua rotina habitual na última sexta – feira (23.08) para um outro tipo de aula: A da cidadania ativa.


E os alunos do curso de formação de soldados da PM-MA trocaram de papel por um dia. Deixaram de ser alunos para serem verdadeiros atores principais dessa grande aula de fraternidade e responsabilidade para com o próximo. Eles deixaram sua rotina de lado para se dedicaram em massa ao ato de doar sangue para salvar vidas. O ato fez parte da ampla programação de coleta itinerante de sangue que o Grupo Mercúrio vem realizando desde o último mês de julho.


O Ten. Cel. Anderson Fernando Holanda Maciel ressaltou como relevante a participação da PM-MA nessa ação:


“É sempre muito positivo quando podemos demonstrar que o papel da polícia militar que é de ajudar a sociedade, também em ações como essa. Nós tivemos mais de 300 alunos que são doares em potencial e que estão envolvidos nessa ação social”, disse ele.


A campanha do Grupo Mercúrio acontece pelo quarto ano, e dessa vez o slogan escolhido resumiu bem esse ato de doar sangue: “Compartilhe a Vida que corre em suas Veias”. As coletas e doações acontecem até 31 de agosto e a campanha tem como meta a coleta de 1 mil bolsas de sangue. Todo esse acervo irá compor o banco de reserva de sangue do Hemomar, que com a chegada do final de ano sempre fica deficitário e por isso necessitado de todo o engajamento da sociedade para que não venha a faltar sangue a quem mais precisar.


Nessa reta final da campanha, as ações de coleta de sangue acontecerão na sede da Clínica Dignus Saúde no Monte Castelo, nos dias 28 e 29.08 ( quarta e quinta); e na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) na Vila Palmeira nessa sexta, dia 30.08. Vale lembrar que todos que quiserem se engajar, podem e devem comparecer a esses locais para fazer a triagem com a equipe do Hemomar, e caso esteja liberado, realizar a ação que é rápida e não oferece nenhum risco para a saúde ou mal estar.


O coordenador geral da campanha, Plínio Tuzzolo faz um balanço parcial muito positivo da IV Campanha:


“Para chegarmos a esse resultado final de uma mil bolsas de sangue coletadas precisamos na verdade articular quase o dobro de doadores. É que na hora de doar, ainda existem pessoas que acabam não sendo liberadas pela triagem do Hemomar por algum fator que não atende os critérios de doação. Assim, nosso esforço é sempre intenso mas até agora todas as instituições parceiras e as 13 empresas do Grupo Mercúrio abraçaram essa campanha com muita garra e muita vontade de salvarmos muitas vidas. Antes mesmo de encerrarmos essa ação, já estamos felizes com o resultado e mais ainda, com semente que estamos plantando, que é criar uma comunidade de doadores fidelizados ao Hemomar”, revelou Tuzzolo.


FOTOS – DANIELLE VIEIRA:

Destaque
Recentes