UNDB CENTRO UNIVERSITÁRIO LANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO

Curso é multidisciplinar e visa para qualificar profissionais das diferentes áreas


O acelerado processo de urbanização das cidades brasileiras, os impactos das mudanças climáticas e a necessidade dos gestores em cumprir agendas de planos urbanísticos municipais para obtenção de recursos federais tem promovido uma crescente demanda por profissionais capacitados na contratação, coordenação ou elaboração de estudos, planos e políticas públicas que dignifiquem o cidadão e promova o bem estar da vida em sociedade.


A Especialização em Planejamento Urbano que está sendo lançando de forma pioneira pela UNDB Centro Universitário em São Luís é um curso multidisciplinar desenhado para qualificar profissionais das diferentes áreas do conhecimento no âmbito do projeto, do planejamento e do desenvolvimento ambiental urbano, nas esferas local, regional e estadual, tais como: Arquitetos Urbanistas; Advogados, Administradores, Contadores, Sistema de Informação, Engenheiros de Produção, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Transportes, Engenheiros Sanitaristas, Engenheiros Florestais, Historiadores, Economistas, Desenhistas Industriais, Geógrafos, Assistentes Social, Cientistas Sociais, Comunicólogos, Biólogos e demais profissionais envolvidos com a gestão municipal.


O curso visa desenvolver habilidades e competências em processos de planejamento e gestão urbana inovadores, possibilitando o desempenho de responsabilidades dentro do ambiente corporativo, com um perfil alinhado às necessidades e valores das cidades contemporâneas.

Os professores são profissionais ligados a instituições nacionais e internacionais de ensino, pesquisa e planejamento urbano, a exemplo do Boston Planning & Development Agency (BPDA - EUA), ONU-Habitat, UNICEF, Compagnie des Architectes de Copropriété (CAC - France), o Governo do Estado do Maranhão e prefeituras municipais. São docentes com larga produção de livros, desenvolvimento de aplicativos, elaboração de planos e projetos urbanísticos, além da coordenação de processos e gestão institucional em órgãos públicos e na iniciativa privada.


O curso prepara os planejadores urbanos para o desafio das mudanças climáticas e os riscos e impactos nas cidades maranhenses, fortalecendo o seu papel e responsabilidade crítica na abordagem do futuro das cidades.


E será uma excelente oportunidade para formar ou atualizar profissionais para a elaboração de planos diretores integrados e planos setoriais para as regiões metropolitanas instituídas no Maranhão: a Grande São Luís, a Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense e a Região de Desenvolvimento da Grande Teresina, além da revisão ou elaboração dos planos e projetos para as municipalidades destas regiões metropolitanas.


A proposta pedagógica do curso, focada nos temas da realidade maranhense, visa o fortalecimento dos setores de planejamento urbano dos pequenos e médios municípios do Maranhão, frente aos grandes problemas e limitações impostos pela conjuntura econômica e social do estado e do país.


A previsão de início da primeira turma é para o próximo mês de setembro. Segundo a Profa. Teyla Santos “ esse curso visa buscar soluções aos problemas da administração pública em suas diferentes escalas, discutindo questões atuais e instrumentos para a promoção do desenvolvimento local a partir do planejamento do território. E mais, apresenta, discute e experimenta novas tecnologias, processos e instrumentos que visam aprimorar o planejamento participativo das cidades com utilização de técnicas de geoprocessamento e mídias sociais aplicadas à mobilização e participação social”, explicou ela.

FOTO – DIVULGAÇÃO: Planejamento urbano é o tema da nova Pós- Graduação da UNDB, e além de arquitetos é voltada para diversos profissionais, com objetivo de formar profissionais para solucionar problemas da administração pública em suas diferentes escalas.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados