Plantão Psicológico na DPE/MA passará a funcionar duas vezes na semana, a partir desta quinta-feira



O Plantão Psicológico disponibilizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que já ocorre às terças-feiras, das 8h às 11h30, será oferecido também às quintas-feiras, no mesmo horário, a partir desta semana. O crescimento da demanda, observado nos últimos seis meses, motivou a ampliação do serviço gratuito, resultado de parceria firmada entre a Ufma e a DPE/MA.


A iniciativa integra o projeto de extensão universitária “Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia”, implantado no âmbito da UFMA desde setembro de 2017, e cujas atividades foram expandidas com a colaboração da DPE/MA, que abraçou a causa em janeiro de 2018.


Os atendimentos clínicos de urgência psicológica são realizados por psicólogos voluntários do projeto e estudantes extensionistas do curso de Psicologia da Ufma, sob a supervisão técnica do psicólogo Edson Bezerra e da coordenadora do projeto, a professora Cláudia Aline Monteiro.

O defensor-geral Alberto Pessoa Bastos disse que recebeu, com alegria, os resultados positivos do Plantão Psicológico. “Como um espaço democrático, estamos abertos a parcerias que agreguem valor ao serviço já desempenhado pela Defensoria estadual”, destacou, parabenizando a equipe envolvida.


A professora Cláudia Aline Monteiro lembrou que o plantão psicológico fica à disposição das pessoas que buscarem espontaneamente o serviço. Não é necessário agendamento. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada.


Ela esclareceu que está finalizando um relatório com um balanço das atividades realizadas desde a implantação do serviço na DPE, há cerca de 1 ano e meio. Mas adiantou que em 2018 o plantão recebia, em média, 4 pessoas por semana. Já em 2019, houve um aumento progressivo da demanda, chegando a realizar 10 atendimentos em uma manhã, quando a Defensoria conseguia disponibilizar mais de uma sala.


Além dos atendimentos individuais, Cláudia Monteiro revelou que muitas famílias buscam o Plantão Psicológico, em geral com demandas envolvendo suas crianças e adolescentes. No local, as pessoas atendidas são acolhidas por uma equipe de recepção e, em um espaço reservado, é realizada uma escuta qualificada por um plantonista. Caso haja necessidade, a pessoa recebe informações acerca dos serviços e unidades de referência que integram à rede de atenção à saúde mental e à cidadania em São Luís.


“Firmamos uma excelente parceria e só temos a agradecer à Defensoria. Uma instituição que é referência na defesa de direitos e que também cuida de pessoas, assim como nós”, assinalou a professora.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados