AS EMOÇÕES DA ÓPERA, DA ARTE E DA VIDA

11/12/2017

Assistir a uma ópera dramática e trágica como Carmen, de Georges Bizet, é garantia de emoção sempre. Seja pela música arrebatadora, seja pelas reflexões sobre amor e relacionamentos que o autor nos convida a fazer, com citações do tipo “o amor é um pássaro rebelde, ninguém pode aprisioná-lo”.
 
E quando Carmen é brilhantemente encenada por alunos de alfabetização de escolas da rede municipal ao lado de alunos do Colégio Dom Bosco, a nossa emoção na plateia é ainda mais forte. Não apenas pela louvável performance dos atores mirins em cena, mas pelo que há de verdadeiramente grandioso nos bastidores do projeto Ópera para Todos – educação de qualidade e alfabetização feita da forma mais intensa, pois usa elementos artísticos da ópera para ensinar a pensar, a raciocinar, a ler e escrever com sentido e emoção. Eis o resumo dessa premiada metodologia criada pela educadora Ceres Murad, que de tão revolucionária já conquistou o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação e transformou -se no projeto social Ópera para Todos; que com o patrocínio da Cemar beneficia também alunos de escolas da rede municipal de São Luís.
 
Ao chegar a sua vigésima edição do projeto, Ceres Murad fez questão de agradecer e homenagear com placas de honra ao mérito as dez pessoas que ao longo do projeto foram relevantes no apoio ao mesmo; a exemplo deste repórter, que segundo Ceres ressaltou “sempre destacou o Ópera para Todos nas páginas de sua prestigiosa coluna”.
 
E foi assim que, entre aplausos e fortes emoções, no último sábado (02.12) e tendo a lua cheia como testemunha, a praça Maria Aragão foi tomada por pessoas de todas as idades que juntas se deixaram emocionar pelo teatro, pela dança, pelo drama e pela música – todos os elementos que fazem da ópera o gênero artístico mais completo que há. E para o qual, haverá sempre plateias, desde que haja oferta de espetáculos como Carmen, do Ópera para Todos e de educadoras idealistas e visionárias como Ceres Murad. Bravíssimo, e que venham pelo menos mais 20 anos desse projeto!
 
FOTOS – DANIELLE VIEIRA

 

 

Please reload

Destaque

BRK AMBIENTAL PROMOVE FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO VIRTUAL

July 1, 2020

1/10
Please reload

Recentes

July 1, 2020

July 1, 2020

July 1, 2020

July 1, 2020

Please reload

Leia Também
Please reload

Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados