Saiba a Importância da Vaga De Trainee em uma Empresa


FOTO / DIVULGAÇÃO:
Ângelo Lorenzo - Gerente Corporativo de Estudos e Desempenho da Operação da Equatorial MA que começou a sua carreira como trainee.

Participar de programas que buscam novos talentos, principalmente quando se é recém-formado, pode ser uma grande oportunidade para quem está em busca de oportunidades de ingressão no mercado de trabalho. Programas de trainee são formas de alcançar esse objetivo. Pessoas de todo o país almejam uma oportunidade como essa e se inscrevem para concorrer a vagas que exigem por vezes mudança de cidade, e muita dedicação para se diferenciar dos concorrentes nas etapas de classificação.

Foi o que o Ângelo Lorenzo fez em 2012, logo que estava concluindo a graduação de Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal da Bahia, em Vitória da Conquista. Vindo do interior da Bahia, ele identificou que o programa de trainee seria uma oportunidade de conquistar uma vaga numa grande empresa, independentemente de onde ele viria. Ele se inscreveu em programas de diversos lugares do Brasil, concorrendo de igual para igual e buscando como engenheiro eletricista se encaixar no mercado de trabalho.

“Como se trata de um processo seletivo grande, há muitas etapas online onde você precisa se classificar para poder avançar e chegar a algumas etapas presenciais. Então, nesse processo não interessava muito de onde você era, você era igual a todos os outros candidatos, o importante era demonstrar para os avaliadores como você poderia agregar para a empresa, e o fato de eu ter vindo do interior não me colocava em desvantagem, então o trainee me deu essa oportunidade”, destacou Ângelo.

Entendendo que faria muito sentido para sua profissão, atuar dentro de uma distribuidora de energia elétrica, que estava em amplo crescimento, o Engenheiro Eletricista se identificou com os valores do Grupo Equatorial, e mesmo conseguindo aprovação para vários programas, Ângelo decidiu vir para o Maranhão e dar início à sua carreira como trainee em terras maranhenses. “Entrar no Programa de Trainee para mim foi uma experiência muito enriquecedora, pois quando você sintetiza como é formada uma empresa entende que ela é basicamente um conjunto de pessoas e processos, e o grande diferencial do programa é justamente porque você tem a oportunidade de conhecer a fundo todos os processos da empresa e também tem contatos com muitas pessoas, assim fica muito mais fácil desenvolver uma visão sistêmica da organização entender como tudo começa até chegar no produto final.”, relatou Ângelo.

Ao longo desses quase 10 anos de carreira dentro do Grupo Equatorial, ele teve a oportunidade de mostrar por meio da sua dedicação ao trabalho, a sua capacidade profissional. Após a conclusão do programa de trainee, Ângelo assumiu o cargo de Líder de Operações, posteriormente se tornou Executivo de Operações e depois Gerente de Operações da Equatorial Maranhão. Recentemente, foi convidado a assumir o cargo de Gerente Corporativo de Estudos e Desempenho da Operação, função que atua em todo o Grupo Equatorial. “Nós, que trabalhamos em distribuidoras de energia, um serviço tão essencial, somos muito privilegiados porque conseguimos enxergar os frutos do nosso trabalho o tempo inteiro. Eu fico feliz em saber que quando nós desempenhamos a nossa função a sociedade progride, o estado se desenvolve, nós conseguimos gerar emprego e garantir outros serviços básicos como saúde e educação. Essa condição nos permite perceber com clareza o propósito da organização, o qual transmitimos aos trainees, esperando que eles venham para somar com diferentes visões que gerem reflexão e melhorem nosso desempenho”, enfatizou Ângelo.

Programa de Trainee da Equatorial Energia:

O Programa de Trainee 2021 da Equatorial Energia está com vagas abertas para as quatro distribuidoras do grupo: Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas, além de vagas em Diretorias Corporativas. As inscrições podem ser realizadas através do site https://equatorialtrainee.across.jobs/ até o dia 06 de junho. Os candidatos interessados em participar da seleção devem ter, no máximo, dois anos de graduado nas seguintes áreas: Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Energia, Mecatrônica, Telecomunicações, Mecânica, Computação, Controle e Automação, Manutenção Produção), Administração, Economia, Contabilidade, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação.

Para fazer do programa, que tem início previsto para agosto deste ano, é desejável que o candidato tenha inglês intermediário e, é essencial que tenha mobilidade para trabalhar nas cidades de interior dos estados de atuação do Grupo. Podem participar do processo seletivo os formados entre julho de 2019 e julho de 2021.

A Analista de Desenvolvimento de Gente da Equatorial Maranhão, Luiza Neves, explica que o programa de formação de trainee do Grupo Equatorial terá duração de 6 meses. “Nós desenhamos uma formação com muito carinho para esses trainees, considerando o cenário e o contexto que o mundo está vivendo, fizemos uma formação otimizada, e o que antes acontecia entre 9 meses e um ano, agora nessa formação de 2021 vai durar 6 meses. Sendo que durante 4 meses os trainees irão conhecer a empresa, as distribuidoras e as regionais”, explicou Luiza. Em paralelo a isto passarão por rodízios dentro da empresa onde terão a oportunidade de conhecer um pouco de cada área, identificar e sugerir melhorias em processos. Além disso, passam por capacitações e treinamentos que contribuirão para o desenvolvimento de competências essenciais, preparando-os para atividades desafiadoras dentro da Companhia, seja em futuras lideranças ou posições estratégicas. Ao final do programa deverão desenvolver e apresentar um projeto de melhoria para a Diretoria do Grupo e serão direcionados para as áreas com oportunidade de atuação na empresa.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão


Destaque
Recentes