EMPRESAS DE SERVIÇOS ESSENCIAIS OPERAM COM PLANOS DE CONTINGÊNCIA E SE REINVENTAM NA CRISE

Lições de gestão, resiliência e garra em tempos da pandemia causada pelo Novo Coronavírus



A História mostra que em tempos de grandes crises, pandemias e guerras é também quando despontam os grandes líderes e os grandes resultados de inovação moldada pela necessidade da reinvenção, humana e tecnológica.


No momento em que todo o planeta enfrenta aquela que é a maior crise simultânea da raça humana, a pandemia do Covid-19, muitos heróis anônimos dão sua contribuição diária para as cidades não entrem em colapso geral. Continuar trabalhando em meio à ameaça do novo Coronavírus é reforçar uma missão, é mostrar que acima dos interesses pessoais e do medo está o sentido da fraternidade e o senso de responsabilidade daqueles que sabem que seu trabalho é agora ainda mais essencial.


Graças à tecnologia e à internet, mensagens de estímulo e reconhecimento incentivam os profissionais que não podem parar, enquanto as chamas de telefone ou vídeo ajudam a diminuir as distâncias entre amigos e familiares que precisam se manter afastados. Para a TVN, operadora de Internet Fibra Óptica, Telefona e TV a cabo o momento é de superação em prol da coletividade.

“Redobramos os cuidados com as nossas equipes em serviço; liberamos diversos canais da TV a cabo para manter clientes em casa bem entretidos, e oferecemos a possibilidade do cliente aumentar ou diminuir seu pacote de internet a hora que desejar e sem burocracia. Nosso serviço nunca foi tão essencial quanto agora e queremos mostrar que estamos juntos e solidários”, declarou Walkíria Pinto, gerente Comercial da TVN.


Os médicos e demais profissionais e autoridades de saúde estão na linha de frente desse combate, driblando o cansaço e a falta de maiores insumos para lutarem por vidas. E como cada vida importante, essa luta é constante, 24/7 e tem exigido mais que profissionalismo, mas também muita garra e fé.


O Diretor do Hospital dos Servidores (HSLZ) Plinio Tuzzolo relata os desafios para manter engajado o seu time de profissionais:

“Fizemos todo o planejamento necessário e aportamos investimentos para enfrentaremos essa crise, mas quando a mesma acontece de verdade, é hora de cada um se desdobrar ao máximo. Nossos colaboradores são todos heróis, pois estão todos dando o seu melhor e nosso papel como liderança em uma crise é acima de tudo reconhece-los e motivá-los; além de dar o suporte necessário. No HSLZ aumentamos o time com novas contratações e ampliamos o número de leitos de UTI dedicadas ao isolamento de pacientes com Covid-19. Estamos travando uma luta diária, vencendo uma batalha a cada dia”, resumiu Tuzzolo.


Além do HSLZ outras empresas do Grupo Mercúrio - holding que atua na área de saúde - que têm mantido seus serviços são o Laboratório Lacmar e a Maternidade Natus Lumine. Cada um em sua missão específica, mas com as mesmas medidas redobradas de segurança e cuidado também para com seus colaboradores, como ressalta o diretor do Grupo Vinícius Braid:


“Precisamos cuidar bem de quem cuida dos outros. Nossos times de profissionais estão operando com medidas extras de higienização e de isolamento social, para que possam preservar sua saúde e continuar a dar sua colaboração nesse momento em que todos são imprescindíveis nessa guerra”, relata ele.


Quem está colaborando para a saúde do próximo, assim como para com a de seus colaboradores é o SET / Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís. Mesmo operando com baixa demanda de clientes e sérios prejuízos de caixa o transporte público foi mantido, e o SET investiu em tempo recorde para contratar e treinar equipes extras de higienização, que estão atuando diariamente em todos os cinco terminais de integração da cidade, realizando a limpeza extra nos coletivos em rota.


“O SET fez esse investimento de forma imediata, em respeito à saúde de cada usuário do sistema de transporte público. Estamos priorizarmos o lado social e nos unimos aos grandes esforços coletivos que estão sendo feitos pelo Governo do MA e pela Prefeitura de São Luís no combate ao Novo o Coronavírus” declarou o Presidente do SET Gilson Neto.


Outra empresa que trabalha sem parar para garantir que hospitais e outros serviços não parem é a distribuidora de energia elétrica Equatorial Maranhão. Com todos os colaboradores em ação, boa parte deles está operando de casa em sistema de home office, enquanto outros continuam em campo realizando manutenções na rede elétrica e operando todo o sistema. E para atender as demandas dos clientes, a companhia reforça a importância do uso de seus canais digitais, que podem ser acessados 24horas por dia, nos 7 dias da semana de forma gratuita. Os clientes podem optar pelo número de telefone 116, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou por meio da Clara, atendimento que usa inteligência artificial implantado com sucesso bem antes dessa crise e que agora se revela de extrema utilidade. Para acionar a Clara bastar usar o Whatsapp de número (98) 20550116.


E em meio a essa crise global, eis que desponta a importância da Empatia; que segundo o dicionário é a capacidade de se colocar no lugar do outro, demonstrando afeto e respeito pelo sentimento da outra pessoa. É assim que o empresário Werther Bandeira resolveu se posicionar em um momento de grandes desafios para manter funcionando o seu restaurante, a Villa do Vinho Bistrô.

“Estamos lutando muito para ter velocidade e implementar novos serviços como fizemos com o delivery, para podermos continuar trabalhando e manter os empregos que geramos. Não tem sido fácil, mas temos sido incansáveis nessa missão. Em tempo recorde desenvolvemos um site e um aplicativo próprios, com os quais o cliente pode fazer seus pedidos online. Penso em cada empregado que preciso manter, e em cada cliente que preciso atender, e sigo lutando com garra e fé ”, revela o pequeno empresário.


E não é só a tecnologia a melhor receita de resistência da Villa do Vinho. Investir em comunicação é fundamental para tempos de crise. O restaurante que já contava com a assessoria de imprensa da InterMídia Comunicação Integrada, manteve o serviço pois sabe que o mesmo é ainda mais fundamental na crise.


“Nossa assessoria InterMídia gerencia a nossa comunicação e marketing, e nos deu a orientação sobre qual deveria ser o posicionamento do restaurante nesse momento. Vender e entregar comida muitos fazem, mas precisávamos mostrar um diferencial. Foi da InterMídia a ideia de mostrar que cada refeição é uma forma de celebrar a vida, a saúde e a família. Já que estamos confinados, vamos celebrar ao invés de reclamar. E para reforçar esse posicionamento, foi criada a frase “Sabor e Amor” que é o nosso slogan atual. É isso que enviamos para cada cliente, comida para o espírito também. E mostramos isso de forma simples e gentil, escrevendo mensagens nas quentinhas que enviamos. Carinho e atenção são armas importantes para dar ao cliente, além da segurança alimentar redobrada que adotamos”, revelou Werther Bandeira.


Empatia em forma de cuidado e atenção aos mínimos detalhes. É assim que está agindo o Grupo Potiguar, com lojas em São Luis e Imperatriz. Além de implantar em tempo recorde um serviço de delivery para entregas em casa (acionado pelo fone 98-21089999), a empresa redobrou seus cuidados de proteção a clientes e colaboradores nas lojas, que foram autorizadas a reabrir após um período fechadas, por comercializarem produtos essenciais para a saúde e segurança coletiva.


Para evitar aglomerações, e garantir a segurança dos diversos colaboradores e clientes, a Potiguar reforçou e ampliou as medidas de higienização e distanciamento social nas lojas. Foram instaladas pias com bancadas nas entradas das lojas com sabão e disponibilizados diversos pontos de álcool. E além da demarcação das filas nos check outs (caixas) também foi instalada uma barreira de acrílico separando o cliente das operadoras de caixas.


Não está sendo fácil para ninguém atravessar essa crise que exige tantas mudanças e sacrifícios. Mas todos os que estão trabalhando de forma essencial, acreditam que após a pandemia, ficarão de herança importantes lições e novas formas de se relacionar e de cuidar do planeta.


“Enquanto os jornalistas atuam de forma essencial levando as notícias, nós assessores de comunicação somos todos gestores de crise agora. E cada cliente, independente do porte ou segmento está se reinventando. Para sobreviver muitos adotaram ferramentas digitais, que são novidade em várias empresas. Outros Descobriram que a comunicação assertiva e motivacional é tão ou mais poderosa que muitas tecnologias. E percebemos que aqueles que se preparam de forma planejada para as crises, estão conseguindo passar por essa de forma menos impactante. Como herança, teremos todos lições importantes, tais como: A adoção da cultura do cuidado e da gestão preventiva de crises usando a comunicação preventiva para tal; o líder atuando como porta voz e usando a comunicação como ferramenta de motivação e empatia e o uso das tecnologias para otimizar processos e diminuir custos. E mais que tudo, entenderemos o quanto essa sociedade é interligada e interdependente. Precisamos trocar o individualismo pelo ativismo social coletivo, nesses novos tempos o melhor marketing é o cuidado com o outro, de forma ética e transparente”, aponta a jornalista e consultora de comunicação e marketing Adriana Vieira.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados