DPE/MA e Município de Paço do Lumiar promovem evento on-line para fortalecer defesa LGBT


A Defensoria Púbica do Estado do Maranhão (DPE/MA) e o Município de Paço do Lumiar promovem, na próxima segunda-feira (17), das 15h às 18h, o Webinário “A Defesa LGBT em Tempos de Pandemia”. O evento, que será transmitido pelo canal da Defensoria no Youtube, faz alusão ao Dia Internacional Contra a Homofobia, Lesbofobia, Transfobia e Bifobia” – 17 de maio. A data se transformou em sinônimo de luta pela dignidade e pelo respeito à população LGBT desde 1990, quando a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Lista Internacional de Catálogos de Doenças (CID).

O webnário tanto coloca em relevo a importância da criação e manutenção de políticas para a diversidade, quanto renova o compromisso das instituições organizadoras junto à comunidade LGBT e ao público em geral de atuar no fortalecimento da defesa dessa população, especialmente em situações adversas como as decorrentes da pandemia, estreitando relacionamentos para oferecer um serviço mais focado e eficiente.

Com a presença dos movimentos LGBTs de Paço do Lumiar, como o Passe Livre e o Lema, Grupo Lésbico do Estado do Maranhão, seção Paço do Lumiar, o evento permitirá também difundir os serviços voltados para a população LGBT dentro do Município de Paço de Lumiar, aproximando as iniciativas institucionais e serviços especializados desse público.

A defensora pública de Defesa da Mulher e População LGBT, Lindevania Martins, salienta a importância do evento: “Uma atividade como esta sela parcerias, difunde valores culturais de extrema relevância, como o respeito à população LGBT, e fornece conhecimentos e orientações práticas que facilitarão a busca e o exercícios dos direitos do assistido e da assistida LGBT”, destaca.


Contemplando temas educativos e formativos, o evento também conta com uma programação especial desenvolvida por jovens como Micaela Tavares e Ana Clara Oliveira, artistas que estão discutindo a identidade LGBT em suas criações artísticas na literatura e na música com alegria e orgulho. As músicas de Ana Clara Oliveira estão disponíveis em seu canal do Youtube e Micaela Tavares está lançando o livro de poemas “Tenho Reparado nos Ipês pela Cidade”.



Destaque
Recentes