Programa Jovem Aprendiz gerando bons frutos!



A parceira da Companhia Energética do Maranhão - Cemar com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem trazido excelentes resultados. Por meio da proposta de criação de algo que envolvesse o campo da eletricidade a partir dos conhecimentos já adquiridos em sala de aula, a disciplina de Eletricidade Geral do curso técnico de Aprendizagem Industrial Básico, viabilizou o desenvolvimento de uma maquete do caminhão de lavagem de isoladores, a qual foi inicialmente apresentada na instituição por um grupo de alunos, após visualização da atividade realizada pela equipe da Cemar.


Posteriormente, o trabalho foi apresentado na Companhia e aprimorado pelos jovens aprendizes Jorge Maciel, Eric Diniz e Rayssa Souza. A criação do projeto foi impulsionada com o objetivo de disseminar a atividade e a importância na manutenção de equipamentos elétricos, que causa grandes impactos na distribuição elétrica.


Sobre o caminhão de lavagem - Do mês de julho até novembro as chuvas cessam no estado e os ventos ficam mais fortes e, nesse período, a Cemar intensifica a realização das lavagens de isoladores da rede de distribuição, subestações e linhas de transmissões energizadas. Além da região metropolitana de São Luís, as cidades que mais sofrem com o efeito do “salitre” também recebem esta ação de manutenção.


O projeto desenvolvido pelos menores aprendizes aponta na prática a contribuição efetiva dos jovens profissionais para a Companhia. Pois, ao analisarem todo o método para a criação da maquete podem colocar em prática conhecimentos adquiridos no curso do Senai, sugerindo aperfeiçoamentos para a técnica, garantindo então à população maranhense um serviço com cada vez mais qualidade.


O jovem aprendiz Jorge Maciel destacou a importância do processo e explicou o motivo de desenvolver o trabalho baseado nesse procedimento da Cemar "A lavagem dos isoladores é um processo de manutenção fundamental para o bom funcionamento do sistema elétrico, e pensando nisso nossa equipe desenvolveu uma réplica do caminhão de lavagem de equipamentos elétricos utilizando material de fácil aquisição, com o objetivo de propor um caráter didático e informativo da tecnologia utilizada na lavagem dos isoladores empregados no sistema elétrico", afirmou.



Assessoria de Imprensa da Cemar

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados