Ceia Natalina: saiba como preparar uma refeição barata e nutritiva

Pequenas adaptações no cardápio podem deixar refeição saborosa, saudável e mais em conta


Final de ano é tempo de confraternização, solidariedade e muita comilança. Com duas ceias fartas em menos de uma semana, é difícil manter o regime - e a saúde financeira também. Agora, com a alta dos preços dos alimentos, a ceia de Natal dos brasileiros deve ser ainda mais econômica e com várias adaptações no cardápio deste ano.

Segundo o IBGE, insumos como arroz, carne e óleo de soja aumentaram cerca de 20% em 2020, em meio a outros transtornos financeiros provocados pela pandemia, como a redução do décimo terceiro. Todo esse cenário está refletindo no bolso do brasileiro, fazendo com que a criatividade seja a chave para o planejamento de uma ceia mais em conta na mesa natalina. Mas não menos saborosa.

Mesmo diante desse cenário, a nutricionista Katia Souza, do Grupo Mateus, lembra que é possível fazer uma ceia com alternativas mais baratas e com melhor valor nutricional. “A ceia de natal é famosa por ter diversos pratos e, muitos deles bem gordurosos. Por isso, para garantir uma mesa farta e com melhor valor nutricional, uma opção é substituir alguns pratos. Ao invés do peru, o frango assado é um bom substituto. Na hora de rechear, uma boa opção é substituir uma parte da farinha de mandioca por aveia, que é rica em fibras, auxilia no controle da glicemia, diminui a taxa de absorção de açúcar e ajuda na saciedade”, exemplifica.

Outra alternativa saudável é usar o lombo suíno como prato principal. “A carne suína é outra fonte de proteína que pode ser o prato principal. Ao assar, a carne tende a ficar mais seca e saudável. Sem contar que é uma das carnes mais baratas no mercado”, lembra.

Usar as frutas da safra, como abacaxi, manga, maracujá, pode deixar a ceia mais barata. Essas frutas são mais ricas em seus compostos nutricionais e saem mais em conta do que as importadas.

Para o arroz, a dica é substituir o tradicional arroz com uva-passa e presunto, por um arroz colorido com os vegetais disponíveis em casa. “Enriquecer o arroz com legumes e vegetais é uma ótima opção para tornar a ceia mais saudável e sem culpa no dia seguinte. Saladas de folhas verdes como alface, rúcula, e frutas como manga, abacaxi e maçã são ótimas escolhas”, completa.

Mais que um jantar, um momento de memórias!

Apesar de ser um dos momentos mais aguardados pelas famílias, a ceia de natal é mais que um jantar, explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Chagas. “São nesses encontros que as memórias são criadas e os laços estreitados”.

A especialista aconselha ainda que, o ideal é fazer com que este momento vá além das formalidades do Natal e representa mais do que apenas vestir-se com uma roupa nova, comprar presentes e fazer uma bonita ceia. "Este é o momento para tornar a vida ainda mais satisfatória. Afinal, é extremamente saudável ficar perto das pessoas que você ama", pontua.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados