HOSPITAL HSLZ: EXEMPLO DE EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA NA ÁREA DE SAÚDE

O Diretor Administrativo do HSLZ / Hospital São Luís Édem Lúcio Nicolau é responsável por uma equipe de 211 colaboradores, distribuídos nas áreas de: Recepção, Almoxarifado, Farmácia, Serviço de Nutrição e Dietética, Serviço Social, Patrimônio, Setor de Pessoal, Serviço de Higienização e Limpeza, Serviço de Rouparia, Manutenção Predial e Elétrica, SESMT, Faturamento, Tecnologia da Informação, Serviço de Arquivo Médico – SAME e Serviço de Vigilância. E apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o time celebra as conquistas diárias e crescimento do hospital.


Para esse administrador hospitalar o desafio nessa área sempre deve ser o mesmo: A busca pela excelência em prol dos pacientes:


“Entendo que a gestão hospitalar é sempre a busca da melhoria contínua, e para que isso ocorra nós precisamos possuir indicadores em diversas áreas e monitorá-los constantemente para que tenhamos certeza da qualidade de assistência aos pacientes, tais como: índice de satisfação do cliente, taxa de ocupação de leitos, média de permanência, índice de renovação de leitos, intervalo de realização de cirurgia, relação de colaborador (enfermeiro) por leito, taxa de acidente de trabalho, taxa de reingresso na uti, avaliação de produtividade clínica, taxa de mortalidade, taxa de infecção hospitalar, horas de capacitação de colaboradores, entre outros” explica Édem.


Mas ele ressalta que, o índice mais adequado para medir a qualidade de um serviço de saúde é sempre a avaliação do paciente. Em sua gestão atual junto ao HSLZ (Hospital dos Servidores) ele comemora esse índice com muita responsabilidade, sabendo que é um desafio diário manter a qualidade:


“No último mês de maio atingimos o pico de 92,01% no índice de pacientes do HSLZ satisfeitos com nossa assistência. Com essa avaliação temos a certeza de que nossos pacientes perceberam que agimos rápido na pandemia, para garantir a segurança de todos os Servidores Públicos do Governo do Estado do Maranhão, contribuintes do FUNBEN. Para que isso acontecesse, criamos unidade com atendimento 24H, específica para os pacientes com síndromes respiratórias, destinamos duas UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) com 10 leitos cada e mais de 20 leitos de enfermarias, além da expansão da Unidade de Internação que fizemos em tempo recorde”, comemora ele.


Ele lembra ainda que, ao longo desses anos, o Hospital São Luís - HSLZ teve um desempenho de crescimento exponencial de serviços e estrutura. A assistência prestada de 2011 até a presente data cresceu 325%:


“Já realizamos 10.300.000 atendimentos, nossos leitos de internação dobraram atingindo hoje 157; sendo 30 leitos de UTI. A quantidade de nossos colaboradores também aumentou e hoje possuímos 750 funcionários CLT, além de outros 200 prestadores de serviços e mais as equipes multidisciplinares (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, etc), ultrapassando mais de 1.000 profissionais no total”, frisa o diretor.


Para Édem Lúcio as maiores crises também revelam os melhores profissionais. O administrador lembra que há um time de profissionais do administrativo que também está na linha de frente dessa grande guerra contra a Covid-19:


“Eu agradeço muito a todos os colaboradores da minha equipe. Temos excelentes supervisores e coordenadores que comandam um time guerreiro, proativo e arrojado, pois todos estão enfrentado a pandemia em prol de nossos pacientes, e ao mesmo tempo, driblando todos os riscos de contaminação mesmo com protocolos tão rigorosos que adotamos. Gostaria de citar algumas funções da linha de frente que se destacaram muito, nossas recepcionistas, auxiliares de higienização e limpeza, auxiliares de manutenção e copeiras que sempre se empenham ao máximo para que nossa assistência seja de excelência. Temos a convicção de que sem o empenho desses profissionais não alcançaríamos a qualidade desejada nos serviços prestados hoje”.


E como já disse o estadista britânico Winston Churchill: “Nunca desperdice uma crise”. É possível sair dela melhor e mais forte. É assim que pensam e agem Édem Lúcio Nicolau e sua equipe administrativa do HSLZ.


FOTOS – DIVULGAÇÃO:

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados