Fórum Jaracaty: referência em transformar vidas pelo esporte


Em quase duas décadas de existência, o Fórum Jaracaty é, hoje, um dos principais projetos sociais de São Luís. O trabalho desenvolvido no bairro do Jaracaty e adjacências tem transformado a vida de crianças e adolescentes dessa região com elevados índices de vulnerabilidade. O Fórum utiliza o esporte como instrumento para oportunizar um novo caminho aos alunos do projeto e formar cidadãos.

Além da atuação direta com as crianças e adolescentes, o Fórum é também referência em inclusão da comunidade. Por meio de parcerias, promove capacitação e preparação para mercado de trabalho aos moradores, apostando no crescimento da economia local. Com tanto a oferecer, quase não se imagina como foi difícil o começo.

“A gente sentia a necessidade de ver a nossa comunidade transformada. No nosso dia a dia, víamos jovens se perdendo para o tráfico e para a violência. Então, pensamos em um projeto que mostrasse para os jovens e à comunidade que há, sim, alternativas. Começamos com o judô e o tênis de mesa, e o esporte foi atraindo cada vez mais pessoas. Resistências foram muitas, assim como os nãos, mas desistir não era parte do sonho”, explicou Márcia Assunção, uma das idealizadoras e diretora executiva do projeto.

Com a atuação cada vez mais em evidência, logo vieram os reconhecimentos. Os alunos do projeto foram conquistando destaque nas competições pelo Estado. Logo, as participações em competições tornaram-se nacionais. Alguns atletas, medalhistas em competições pelo Fórum Jaracaty, hoje atuam como instrutores no projeto. É o caso dos senseis Denilson Santos e Paulo Igor Sales, que acumulam medalhas nos campeonatos em que participaram e vivem, exclusivamente, do judô.

“Sempre falo que se não fosse a atenção e o acompanhamento que tive aqui, não teria conquistado títulos, caráter e idoneidade. O Fórum é parte da minha vida e do que eu sou hoje”, relata Paulo Igor.

Incentivo ao Esporte

Em 2014, o projeto passou a ser patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o que possibilitou mais investimentos às ações esportivas do Fórum Jaracaty. Das conquistas mais recentes, destaque para a atuação da equipe do tênis de mesa que, em 2018, conquistou oito medalhas nas categorias Mirim e Pré-Mirim do 3° Campeonato Estadual de Tênis de Mesa, que prepara atletas para campeonatos nacionais.

Hoje, o Fórum Jaracaty oferece, gratuitamente, aulas de judô, tênis de mesa e futsal, modalidade que teve início este ano no projeto e já acumula boas perspectivas. Em sua primeira participação em um torneio oficial – o 1º Campeonato de Futsal Sub-13 e Sub-15, promovido pela Kadu Sports –, a garotada do time Sub-15 do Fórum derrotou o Ferinhas da Vila por 4 a 2 e começaram muito bem a disputa. Os gols da vitória foram marcados por Davi (2), John e Júlio César.

Além das atividades esportivas, o projeto conta com Brinquedoteca e aula de Informática. Por meio de parcerias com o Sebrae-MA e com o Sesc-MA, fomenta, ainda, a capacitação da comunidade ajuda a comunidade do bairro e adjacências com cestas básicas e demais alimentos, recebidos por meio do programa Mesa Brasil. Com isso, o Fórum Jaracaty investe nas áreas social, econômica, cultural, esportiva e ambiental da região e segue cumprindo o objetivo de transformar cada vez mais a vida das pessoas.

AP Assessoria de Imprensa

Destaque
Recentes