Defensoria consegue 9.287 inserções na mídia e fortalece sua presença no ambiente digital

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) contabilizou, de janeiro a dezembro do ano passado, 9.287 inserções na mídia, com destaque para o fortalecimento da presença da instituição no ambiente virtual. Só de posts e menções nas redes sociais, no ano de 2020, marcado por restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foram 6.215.

Ainda conforme levantamento de empresa especializada, depois das redes, a Defensoria mostrou sua força em blogs e sites, com cerca de 1.940 registros. Na sequência, aparece a mídia impressa, que fechou o ano passado com quase 700 matérias publicadas. O trabalho da Defensoria estadual também foi mencionado mais de 560 vezes na TV e na rádio outras 386.


Coordenadas pela Assessoria de Comunicação, as estratégias utilizadas para dar maior visibilidade à atuação de defensores públicos e servidores, na capital e interior, precisaram ser revistas e reformuladas para atender as necessidades do novo momento. Segundo o defensor-geral Alberto Bastos, para um ano de muitos desafios, a Ascom precisou se reinventar, como os demais setores da instituição.


“Foi um período difícil para todos, muitos obstáculos decorrentes do teletrabalho, uma realidade ainda muito distante para praticamente todas as instituições públicas brasileiras. Mas com comprometimento e dedicação, conseguimos driblar as dificuldades iniciais, continuar nossa oferta de serviços à população e marcar a nossa presença nas redes sociais, mostrando o que a Defensoria estava e vem fazendo para dirimir os impactos causados pela pandemia, sobretudo para os que mais precisam”, destacou o defensor-geral.


Na coordenação dos trabalhos da Ascom, a jornalista Socorro Boaes lembrou das dificuldades de adaptação ao home office, mas ressaltou o espírito aguerrido e de superação da equipe formada por profissionais da área do jornalismo e do designer.


Na avaliação de Boaes, o ano foi de muito aprendizado e também de vitórias, embaladas pelo lançamento de novos produtos. Um deles foi o projeto que já vinha sendo desenhado em conjunto com a gestão, batizado de Transformando Vidas. A série saiu do papel em agosto, para contar histórias de pessoas beneficiadas com a atuação da Defensoria.

Ainda com o objetivo de reforçar o engajamento nas redes sociais, a Ascom deu início ao quadro Olhar da Defensoria, trazendo temas de grande repercussão para serem debatidos por defensores públicos. O relatório aponta que as postagens e marcações ocorridas no segundo semestre de 2020, quando os novos produtos entraram em ação, obtiveram crescimento, com picos nos meses de agosto e outubro, de 759 e 771 menções, respectivamente.


“Já na segunda fase da pandemia, quando começamos a voltar aos nossos postos de trabalho na sede da Defensoria, percebemos a oportunidade de fazer reformulações, utilizar uma nova linguagem, mais leve e humanizada, que nos deixou ainda mais conectados com a nossa missão institucional. E neste ano, continuaremos a fazer modificações, ajustes, lançar produtos, para deixar ainda mais completa a experiência dos nossos seguidores”, frisou

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