NOVO MINTER / MESTRADO INTERINSTITUCIONAL EM DIREITO PUCRS / UNDB

Programa nasce com a chancela de duas renomadas instituições com o objetivo de fomentar a docência, pesquisa e elevar a profissionalização do Direito no Maranhão


O Direito e suas teorias, teses e práticas avançam na velocidade da evolução da sociedade e para manter-se atualizados os profissionais da área precisam estar sempre buscando novos conhecimentos em programas renomados; como os Cursos de Direito oferecidos pela PUCRS, que possui programas de Graduação e Pós- Graduação reconhecidos e premiados.


E a partir do próximo mês de setembro, os profissionais do Maranhão que buscam implementar seus conhecimentos em Direito poderão usufruir de um programa que une a UNDB Centro Universitário e a PUC do Rio Grande do Sul. Juntas, as instituições que são referência em educação assinam o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito PUCRS/UNDB. Vale lembrar que a UNDB possui o 2º Melhor Curso de Direito do Brasil na Avaliação do ENADE/MEC. Já a Escola de Direito da PUCRS é a Melhor Pós-Graduação do Brasil na avaliação da CAPES.


Trata-se de um dos mais renomados programas de especialização da área, que foi criado para atender as necessidades de diversos profissionais que agora poderão estudar sem a necessidade de sair de São Luís. O curso Stricto Sensu é aprovado e recomendado pela CAPES e estruturado com foco na relação entre a teoria e a prática. Ao longo do programa, as questões contemporâneas da ciência jurídica serão problematizadas e investigadas sob uma perspectiva que dialoga diretamente com a realidade jurídica e social na qual os profissionais do Direito atuam cotidianamente.


As aulas do MINTER PUCRS / UNDB serão presenciais e acontecerão na UNDB, com os professores das duas instituições. A previsão é que as mesmas aconteçam às quintas, sextas e sábados a cada 15 ou 20 dias, conforme cronograma de aulas e disciplinas. Além da oportunidade inédita das qualificação com a PUC do Rio Grande do Sul e suporte acadêmico da UNDB, o programa ainda proporcionará o contato e o relacionamento com alguns dos maiores juristas do país que atuarão como professores; além da abertura de novas oportunidades profissionais em áreas como docência e pesquisa.


Estarão no corpo docente do programa alguns dos mais relevantes juristas brasileiros: Dr. Eugênio Facchini Neto, Des. do Tribunal de Justiça e docente da PUCRS, que vai ministrar a disciplina Direito Civil e Sociedade; Dr. Thadeu Weber, Doutor em Filosofia que vai ministrar a disciplina Teoria da Justiça; Dr. Ricardo Lupion, que vai ministrar a disciplina Empresa e Ordem Econômica; Dr. Juarez Freitas, Pres. do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, que vai lecionar Hermenêutica Jurídica Contemporânea; Dr. Adalberto Pasqualoto, que vai ministrar a disciplina Tópicos Avançados de Direito do Consumidor; Dr. Ney Bello, Desembargador Federal e Diretor do Curso de Direito da UNDB que vai ministrar a disciplina Direitos Sócioambientais entre outros renomados nomes.


O processo seletivo será composto por entrevista e defesa do anteprojeto e as aulas iniciarão no próximo mês de setembro; as inscrições já estão abertas até 20.08. Vale lembrar que os mestrados interinstitucionais são modalidades de Projetos de Cooperação entre instituições para a qualificação de profissionais de nível superior. Eles consistem em turmas temporárias conduzidas por uma instituição promotora que nesse caso será a UNDB. E o programa será do tipo pós – graduação strictu sensu (PSG) obrigatoriamente nacional e reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo Ministério da Educação. Entre os objetivos desse programa estão a formação de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa para a atuação na docência e/ou pesquisa, a qualificação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho, bem como o atendimento a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas.


Esse será um curso de Mestrado Acadêmico, que se destina à formação de professores e profissionais voltados ao desenvolvimento da pesquisa científica além do fomento à inovação, por meio do desenvolvimento de habilidades que levem à produção de novas técnicas e processos. O programa terá como áreas de concentração: Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado e Teoria Geral da Jurisdição e Processo. O candidato devera optar por uma dessas áreas no ato da inscrição no processo seletivo; que contará com defesa de anteprojeto, entrevista e avaliação de currículo (lattes).



O MINTER em Direito da PUCRS / UNDB terá dois Coordenadores: O Prof. Dr. Ingo Sarlet que coordena os programas de Pós – Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da PUCRRS; e a profa. Dra. Amanda Thomé, Pós- Doutora em Direito, Vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2017 e Professora Titular da UNDB.



“É com grande satisfação que anunciamos essa parceria com a UNDB, instituição com a qual já temos uma parceria bem ativa; e temos certeza de que iremos agregar muito valor ao mercado com nosso programa Nota 6 pela CAPES e também com docentes altamente qualificados, com grande produção e prestígio e dispostos a dar tudo de si nesse MINTER em Direito da PUCRS/UNDB”, enfatizou o Prof. Dr. Ingo Sarlet.


O processo seletivo e matrículas já estão abertos. Mais informações: undb.edu.br/mestradodireito

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados