Defensoria Pública comemora Dia da Mulher com ação na Praça Nauro Machado

A campanha “Menos flores, mais respeito”, lançada este mês pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), teve seu ponto alto nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, com a realização de uma vasta programação durante toda a manhã, na Praça Nauro Machado (Praia Grande). Autoridades do Executivo estadual, do Judiciário, defensores públicos, servidores e comunidade em geral participaram do evento, marcado por inúmeras atrações culturais, oficinas e exposições de valorização da mulher maranhense.


A ação foi coordenada pelo Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, com o apoio do Núcleo Psicossocial, ambos da Defensoria, e apoio de parceiros da rede maranhense de proteção à mulher. Em seu pronunciamento, o subdefensor-geral do Estado, Emanuel Accioly, lembrou que a data é, principalmente, um momento de reflexão, protesto e luta por mais avanços nas políticas de valorização da mulher e de enfrentamento à violência, que segundo ele, ainda produz números estarrecedores.


“A Defensoria Pública vem mais uma vez à Praça Nauro Machado para celebrar o Dia da Mulher. A despeito de todos os avanços legislativos e processuais vivenciados nos últimos anos, a violência contra mulher ainda é crescente. De novembro do ano passado a fevereiro de 2018 foram contabilizados no estado mais de 2.500 ocorrências de violência contra a mulher, com cerca de mil medidas protetivas de urgência impostas contra os agressores neste mesmo período. Por isso, ações como estas são importantes para marcamos posição e buscarmos, acima de tudo, mudanças no paradigma social, para tornamos cada vez mais eficiente o combate à cultura do machismo e do estupro tão arraigados na sociedade contemporânea”, ressaltou o subdefensor.


Para a defensora titular do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/MA, Lindevania Martins, não há dúvida que somente uma articulação em rede poderá colocar fim ao ciclo de violência doméstica e familiar, responsável por um número elevado de mortes dentro do segmento feminino. “Precisamos nos unir e somar esforços para obtermos sucesso nesse enfrentamento. Por isso, queremos lembrar nesse dia que mais do que flores, queremos respeito, como a nossa campanha propagou ao longo dos últimos dias”, disse.


A secretária estadual da Mulher, Terezinha Fernandes, ao pontuar as inúmeras ações desenvolvidas pelo órgão este ano no aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao segmento, destacou o empenho e o engajamento da Defensoria nesta causa. “Parabéns à instituição pelo trabalho comprometido na área, visando, sobretudo, a construção de uma cultura da paz que tanto precisamos”, frisou a gestora.


A mensagem transmitida pela presidente do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, Priscilla Selares, foi no sentido de chamar a atenção da comunidade para os abusos cometidos contra as mulheres com deficiência. “É preciso ressaltar que inúmeras mulheres com deficiência sofrem violência e estes números muitas vezes não são identificados, além disso muitas delas se tornam mulheres com deficiência por conta dessa violência doméstica e familiar. Chegou a hora de mudarmos essa realidade”, destacou a advogada.


A abertura do evento na praça ficou por conta da Banda do Bom Menino, que ainda foi responsável pela execução do Hino Nacional. As mulheres homenageadas deram o seu recado com declamação de poesias, exposições de artesanatos, fotografias e artes plásticas, oficinas de cartazes e sexualidade. A programação contou ainda com a participação da cantora Luciana Pinheiro, que encantou o público com um repertório exaltando a força e a coragem das mulheres.

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados