CCVM lança nesta sexta a série de vídeos Caboclo de Pena: Os Protagonistas.


Depois do filme Caboclo de Pena (2019), que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu, criamos agora vídeos individuais com duração de 5 a 10 minutos. Eles aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha.

Nos vídeos os caboclos/as falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança e a criação. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.

É muita beleza! A série integra o projeto Coreografias Maranhenses, criado por Paula Porta com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade.

Caboclo de Pena: Os Protagonistas começa esta semana e seguirá com o lançamento de novos vídeos aos domingos e sextas. Todos ficarão disponíveis na página do CCVM no Youtube, para que essa arte possa ser conhecida além-Maranhão e crie oportunidades para esses artistas. Muitos deles também se dedicam a ensinar sua dança ou a confeccionar a luxuosa indumentária de penas de ema.

Vai aumentar a saudade de reencontrar os batalhões e observar de perto as coreografias poderosas ali presentes! Viva São Pedro! Viva São Marçal! Salve o Caboclo de Pena do Maranhão!

Destaque
Recentes