Mais de 4 milhões de brasileiros não têm banheiro em casa

Ter um banheiro dentro de casa é um sonho distante para muitos brasileiros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 3 milhões de brasileiros na zona rural ainda não possuem banheiros. Nas zonas urbanas o cenário não é diferente. Mais de 1 milhão de pessoas vive na mesma situação.

No Maranhão, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2017 (PNAD), mostrou que mais da metade dos municípios maranhenses não tinham fossas ligadas à rede de esgoto e só na capital, o índice chegava à 28%.

Sem tratamento de esgoto

Outro problema enfrentado pela população maranhense é a falta do esgotamento sanitário. Um levantamento da Associação das Concessões Privadas de Saneamento (ABCON), com base nos números do SNIS 2019 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) apontou que, no Maranhão, apenas 14 cidades contam com serviço de tratamento de esgoto, ou seja, apenas 6,5% dos municípios maranhenses contam com esgotamento sanitário em um estado com mais 7 milhões de habitantes.

A falta de tratamento do esgoto esconde um perigo ainda maior para quem convive com a realidade. Entre principais doenças que podem causadas pela água de esgoto não tratado são estão a Hepatite A, Giardíase, Amebíase ou Disenteria Amebiana, Leptospirose, Cólera, Ascaridíase e Febre Tifoide, por exemplo.

Para se ter uma ideia, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), quase 1,5 milhão de crianças morrem anualmente em decorrência de diarréia em todo o mundo. E 88% dessas mortes poderiam ser evitadas com coleta e tratamento de esgoto e acesso à água tratada – ou seja, os serviços de saneamento básico.

Uma esperança Para mudar a realidade de milhões de brasileiros o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE) criou o programa Ceape Sanear, que já beneficiou, ao todo, 1.476 famílias. O programa tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da população brasileira por meio de investimentos em saneamento básico gerando uma transformação social.

Criado a partir do convênio com a Water.org - organização americana e sem fins lucrativos - o programa a atende pessoas de baixa renda. Juntos, oferecem crédito para a construção de banheiros sanitários, compra de caixa d’água, bebedouros e instalação de fossas sépticas por meio do projeto ‘Sanear’. O crédito varia de R$ 500 a R$ 10 mil, pode ser parcelado de 3 a 24 vezes e renovado de acordo a necessidade de cada cliente.

A reportagem poderá mostrar as dificuldades enfrentadas por moradores de alguns bairros de São Luís que vivem sem qualquer tipo de saneamento básico. Destacando os riscos para a saúde de quem vive sem o serviço, aqueles que não têm um banheiro em suas residências e vivem em locais sem qualquer de esgotamento sanitário. Lembrando o quanto projetos como CEAPE Sanear são importantes para transformar essa triste realidade.


Sobre o CEAPE BRASIL

Fundado em março de 1989, quando uma iniciativa da UNICEF fomentou a ADIM, que tinha por objetivo gerar emprego e renda através de crédito para mulheres que tivessem negócios e mantinham seus filhos na escola, combatendo também o trabalho infantil.


Anos depois o Adim se transformou em Ceape, e passou a atender homens e mulheres, por meio da metodologia do microcrédito produtivo orientado, como estratégia de combate à pobreza e melhoria de qualidade de vida das pessoas.


Não demorou muito para o Ceape receber o título de OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público - sem fins lucrativos, e hoje atende em quatro estados brasileiros através de trinta agências físicas e centenas de assessores de crédito.


Atualmente, o Ceape Brasil conta com agências espalhadas, além do Maranhão, pelos estados do Tocantins, Pará e São Paulo.


Sua causa nasce do sentimento de amor ao próximo, do desejo de ver o impacto positivo e o progresso na vida das pessoas; valores, costumes, hábitos e motivações, tudo é respeitado com o objetivo de valorizar o ser humano na sua essência, a fim de provê-lo de oportunidade para melhoria da sua qualidade de vida através do microcrédito produtivo orientado.


CEAPE Sanear

O Centro conta com diversos projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida, entre eles o CEAPE Sanear. O projeto é uma modalidade de crédito voltado para o investimento em saneamento básico, que atende pessoas nas suas necessidades mais básicas para se ter qualidade de vida, abrangendo desde a construção de banheiros sanitários à instalação de fossas sépticas e esgoto, proporcionando ao cliente espaços adequados e melhorias de condições de salubridade para si e para sua comunidade.


Currículo Dra. Mônica Gama:

Dra. Mônica Gama é médica com larga experiência na área de doenças infecciosas. Possui doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo, residência médica em Pediatria (SUS/SP) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão.


Além de atuar há mais de vinte anos no Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (ambulatório e enfermaria) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, a especialista presta atendimento ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) pediátrico do estado do Maranhão.


A médica já foi também diretora acadêmica da Faculdade Laboro e professora na disciplina de Políticas de Saúde da graduação em Gestão Hospitalar e dos cursos de especialização na área da saúde da Faculdade Laboro de 2004 a 2016.


Seu currículo conta ainda com o título de pesquisadora-colaboradora da Universidade de São Paulo, parecerista da FAPEMA e consultora temporária do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Medicina Tropical/Infectopediatria, Pediatria e Saúde Pública, com atuação em doenças infecciosas (ênfase nas grandes endemias e em infecções congênitas) e saúde pública (ênfase em organização de sistema, avaliação de qualidade e saúde da família).

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados