Cuidado com o calorão!

Especialistas dão dicas de como manter o corpo hidratado nessa época do ano


De norte a sul do país temperaturas elevadas, tempo seco, queimadas, má qualidade do ar. No Maranhão, o cenário não é diferente: na cidade de Balsas o último fim de semana foi considerado o mais quente do ano, quase 40 graus. Já na capital do estado, a máxima chegou a 33 graus. O corpo humano sente as consequências do calorão! Aí o cuidado deve ser redobrado para não ficar desidratado.



“Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo”, explica a médica clínica do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.


O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta. “Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades”, reforça a médica.


A temperatura média do corpo é de 36.5 graus e toda vez que o calor no ambiente fica próxima disso ou acima, há sofrimento. Se a temperatura estiver muito alta, determinadas células podem morrer, enquanto as proteínas começam a ser modificadas, de acordo com Quintanilha.


A especialista lembra que o calor pode mudar o humor e tende a deixar as pessoas mais irritadas. Isso tem relação com o nível de excitação. Enquanto o frio diminui nossa energia, o calor aumenta. “O calor também pode atrapalhar o sono, já que em dias quentes o organismo fica agitado, a frequência cardíaca não diminui, as células não descansam e fica mais difícil conseguir dormir”.



Para se manter hidratado é importante beber muita água e aderir alguns alimentos. A nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Carvalho, dá algumas dicas de frutas e legumes que ajudam na hidratação. A especialista destaca a melancia, que apresenta em torno de 92% de água em sua composição, com apenas 31 calorias. “Essa fruta, além de ajudar na hidratação, também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno”, detalha.


Já o morango possui aproximadamente  90% de água e é rico em nutrientes e fitoativos como o ácido elágico, importante antioxidante, e a fisetina, um polifenol que ajuda na memória. “Entre os legumes podemos encontrar a abobrinha e o pepino; aqueles que mais possuem água”, indica.


A especialista  recomenda a água de coco como uma excelente opção. “Com alto teor hídrico, a água de coco é rica em sais minerais e tem funções que vão além da água mineral. Ela serve como um importante repositor hidroeletrolítico (sódio e potássio), capaz de ajudar na manutenção celular e reforçar a hidratação corporal”, ressalta.

Tecnologia a seu favor


Para quem não se lembra de tomar água devido a correria do dia a dia e acaba esquecendo, seguem três dicas de aplicativos que vão lhe ajudar a ficar hidratado. Confira:


Beba Água

Disponível para Android, o app Beba Água - Water Drink Reminder solicita que sejam informados dados como o peso e a hora de atividades diárias para enviar os alertas. Ao sinalizar que bebeu um copo de água no momento do lembrete, é possível informar quanto foi ingerido naquele momento. Também é possível dizer se houve atividade física no dia e a intensidade dos exercícios, o que demanda uma quantidade diferente de perda e ingestão de líquidos. É possível ver o histórico de peso, de bebidas consumidas e personalizar os toques dos alertas.


Saldo de Água

Na App Store, este app é encontrado com o nome de Saldo de Água, mas na Google Play Store, ele recebe o nome de “Meu Balanço Hídrico”. Para usá-lo, o usuário pode sincronizar os dados do app Saúde, do iOS, do Google Fit, no Android, ou ainda preencher manualmente dados como sexo, peso e se pratica atividades físicas.


Aqualert

O Aqualert também envia alertas com as porções de água necessárias para beber naquele momento. Nas configurações é possível informar dados sobre seu corpo para identificar a quantidade ideal do líquido, como peso, nível de atividade física, gênero, se há gravidez ou aleitamento e a temperatura ambiente.


Um gráfico exibe o desenvolvimento do hábito de consumo de água, mostrando quanto foi ingerido nos últimos dias e meses. O usuário também receberá recompensas em troféus de acordo com a quantidade de dias seguidos que atingir a meta de ingestão de água. O app está disponível para iOS e Android.

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