O poder da música

No Dia Internacional da Música, conheça cinco boas razões para ouvir músicas.



Clássica, forró, samba ou MPB, não importa o gênero, a música é sempre uma boa companhia para distrair, relaxar, consolar e está conosco em praticamente todos os momentos das nossas vidas. A música é tão essencial que conta até com um dia só pra ela, é o Dia Internacional da Música, celebrado todos os anos no dia 1º de outubro.


Engana-se quem pensa que a música serve apenas para entreter ou relaxar, ela pode trazer também diversos benefícios para a saúde: alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. “Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar”, explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Lopes.


Geralmente a escolha da música se dá pelo estado emocional do indivíduo – o que pode mantê-lo em um momento de tristeza, raiva ou ansiedade, dependendo da situação, por mais tempo que o necessário – ou mudá-lo para melhor. “Para tornar essa atividade mais benéfica para a mente, uma sugestão é ir mudando, aos poucos, o tipo de música que estiver ouvindo para algo mais sereno e otimista”, orienta a especialista.


5 boas razões para ouvir músicas

São inúmeras as razões para você se perder em uma boa música, desde melhorar seu sono até aumentar sua produtividade no trabalho. Veja abaixo apenas alguns dos benefícios que você obtém ao ouvir música:


Qualidade do sono

Sofre de insônia? Uma música calma pode te ajudar você a pegar no sono e fazer com que a sua noite seja mais tranquila. Assim, na hora de dormir, opte por músicas clássicas, sons instrumentais ou da natureza, dessa forma seu corpo e mente relaxarão.


Alívio da ansiedade

Estudos revelam que ouvir música pode fisiologicamente reduzir o estresse e até diminuir sintomas de depressão. Pesquisadores no Reino Unido chegam a afirmar que certas canções são capazes de reduzir nossa ansiedade em 65%. Em outras palavras, a música pode ser um remédio para a mente.


Melhor desempenho

Estudos revelam que música de fundo é capaz de elevar o desempenho cognitivo das pessoas quando realizam tarefas complexas ou em situação de pressão. A dica é ouvir músicas mais simples, sem letras difíceis, para que o cérebro não interprete como um conflito e tenha dificuldade em realizar as duas atividades ao mesmo tempo.


Atividade física

Precisa de mais disposição para praticar exercícios e não sabe como se motivar? Monte uma playlist com músicas animadas e as escute durante a prática. As músicas corretas irão melhorar o seu humor, dar disposição, aumentar sua resistência e reduzir a percepção do esforço, assim o seu desempenho será melhor e o momento mais prazeroso. Além disso, ouvir sua música predileta, após os treinos ajuda na recuperação, o corpo se sente renovado com maior velocidade, mesmo depois de muito esforço.


Zero estresse

Ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, logo, diminui os níveis de estresse crônico. Algumas pesquisas ainda afirmam que escutar música pode ter o mesmo efeito que uma massagem para diminuir a ansiedade e estresse. Na dúvida, não custa testar. Cantar no chuveiro também é um ótimo remédio para aliviar toda a tensão após um dia estressante.


Agora que já conhece alguns benefícios de ouvir música, monte uma playlist com suas músicas preferidas e aproveite!

Destaque
Recentes
Siga a gente
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Contatos

São Luís: Rua Queops /Avenida Vale, n° 05, Edifício Michelangelo, sala 201, Jardim Renascença II, São Luis, Maranhão. CEP 65.075-800

Imperatriz: Rua Pernambuco, Edifício Centro Empresarial, Sala 501, Centro, CEP: 65.903-320

Telefone: (98) 3302-8858
Celular: (98) 98713-6973

 

comunique@comuniqueassessoria.com.br

Clientes

© 2015 - Todos os direitos reservados